Blog

25/03/2020 publicado por: Comunicação

M. Dias Branco promove ações em combate à covid-19

Companhia foca nos cuidados com os colaboradores e no compromisso de manter o abastecimento de milhões de brasileiros

Como combater o inimigo número um da atualidade sem provocar o desabastecimento global? Esse tem sido um questionamento comum entre Governo e empresas que lutam para manter a produção de alimentos, evitando um agravamento ainda maior da crise. Em meio ao que já se configura como uma das maiores epidemias dos tempos modernos, o poder público tem procurado soluções não apenas para barrar o avanço da doença, mas para garantir que não falte à população itens básicos de saúde e, claro, de alimentação.

Nesse contexto, a M. Dias Branco tem se posicionado como uma forte aliada da sociedade, visto que, como indústria de alimentos, recai sobre ela a responsabilidade de, juntamente com os demais setores alimentícios, manter a produção para que não falte o essencial na mesa daqueles que estão temporariamente impossibilitados de sair de casa. Mas não se trata apenas de continuar produzindo, é necessário manter a qualidade dos produtos e garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

E para enfrentar esse desafio, a Companhia tem adotado diversas ações de prevenção e proteção recomendáveis ao ambiente de trabalho, todas pautadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, com ênfase na higiene e segurança, ressaltando os comportamentos a serem seguidos.

Primeiramente, foi criado um comitê de crise, composto por gestores de diversas áreas, a fim de tratar, agilizar e encaminhar as ações que estão sendo adotadas pela M. Dias Branco. Também foi aberto um canal de comunicação com a equipe médica da Companhia para que os colaboradores possam interagir 24 horas por dia. Em todas as áreas, foram adotadas ações nesse sentido, conforme exposto a seguir:

Mudanças ocorridas quanto ao reforço à higiene e à segurança, foram ações imediatas, assegura a gerente Corporativa Administrativa, Conceição Marques, ressaltando, como exemplo, a instalação de pontos extras para esterilização das mãos com álcool gel; demarcação no chão nas filas do refeitório (respeitando a distância); intensificação da limpeza dos ônibus de transporte de colaboradores; abertura das janelas das salas de trabalho (quando possível); expansão do horário de refeições para evitar aglomerações; limpeza dos teclados, mouses e telefones de mesa com álcool isopropílico (recomendável para limpeza de equipamentos eletrônicos), dentre outras ações. “Essas são algumas das medidas que tomamos até o momento em algumas unidades do Brasil”, afirma a gerente.

O gerente de Planejamento Logístico, Mateus Freitas, ressaltou que a rotina de sua área também foi bastante afetada. “Tivemos que fazer alguns ajustes, tomando algumas medidas preventivas”, citando, dentre elas, a disponibilização de álcool gel nas expedições; reforço na limpeza dos veículos; orientações aos motoristas quanto às práticas de higiene; afastamento do público de risco, além da realização constante de reuniões pautadas na segurança e saúde.

A área de Segurança do Trabalho também tem se empenhado para garantir um ambiente seguro para que os colaboradores possam continuar exercendo suas atividades sem riscos, evitando um desabastecimento que pode afetar, inclusive, a família de cada um deles. Um dos gerentes corporativos da área de Segurança, Ezequiel Leite, ressalta o cuidado que tem tido nesse sentido, com ações relevantes que visam garantir a segurança e a produtividade: realização de ‘Blitz de Boas Práticas de Fabricação’, com foco na lavagem correta das mãos; utilização de banners com orientações de higiene e combate à covide-19; reforço através de comunicados disponíveis nos murais e vídeos nas TVs; monitoramento térmico de colaboradores que entram na fábrica de massas, dentre outras medidas.

Para o gerente Corporativo Industrial, Climério Arsênio, “a situação que estamos enfrentando por conta do coronavírus é séria, mas precisamos continuar unidos, responsáveis e, principalmente, solidários”. Climério destaca que tudo tem sido feito nas indústrias com um único propósito: proteger os colaboradores e preservar a produtividade. E muitas ações foram implantadas para que se consiga atingir esse objetivo, dentre elas: elaboração de fôlder com orientações sobre higienização pessoal, dos equipamentos, maquinários e utensílios; realização de higienização em objetos e superfícies que são tocados com frequência (balanças, teclados, utensílios de pesagem de ingredientes, calhas vibratórias, elevador de transporte de produto sem embalagem, laterais de recheadoras, puxadores, analisadores de umidade); monitoramento da temperatura dos colaboradores e até mensagens de incentivo por parte da liderança, a fim de motivar ainda mais as equipes.

O Presidente da Companhia, Ivens Dias Branco Junior, manifestou sua preocupação com o momento atual por meio de vídeo disponível nas mídias sociais. Ele pontuou as medidas adotadas e reforçou o compromisso da M. Dias Branco com a sociedade. “Nossos clientes e consumidores podem ficar certos de que não mediremos esforços para assegurar a manutenção da produção, comercialização, distribuição e entrega de nossos produtos, pois entendemos que um desabastecimento nesse momento crítico agravaria, ainda mais, a crise pela qual estamos passando”, afirmou o presidente, ressaltando que é missão e compromisso da Companhia contribuir para o bem da sociedade em situações delicadas como essa.

#TodosContraCoronavírus

 

 

Tags: #Ações #Coronavírus