Empresa de alimentos líder nacional em massas e biscoitos, a M. Dias Branco publicou seu Relatório Anual Integrado 2020, que divulga suas principais ações e conquistas nas frentes ambientais, sociais, governança e econômico-financeiras.
O relatório anual, que vem sendo divulgado desde 2014, é uma forma de manter o mercado e a sociedade cientes dos avanços da Companhia nas frentes ESG. “Temos muito prazer em compartilhar com os stakeholders nossas práticas. Trata-se de um levantamento de todas nossas ações ao longo do ano, com envolvimento de toda empresa, que demonstram, cada vez mais, nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da Companhia.
Avanços ambientais – Entre os destaques na gestão de sustentabilidade está a redução de 124.861 toneladas de filmes plásticos consumidos no ano, o que representa uma diminuição de 0,65% no uso de plástico flexível nas embalagens em 2020. Para 2021, a companhia tem a meta de reduzir em 1,2% o consumo total de plástico.
A empresa também diminuiu a intensidade energética: em comparação com 2019, reduziu 10,2% em 2020. Desde 2015, a M. Dias Branco economizou mais de R$ 15 milhões com iniciativas de eficiência energética. Para 2021, a meta é diminuir em 2% o consumo de energia em relação ao período anterior.
Investimento social – Mesmo com os desafios impostos pela pandemia de covid-19, a companhia realizou iniciativas de engajamento com comunidades do entorno em 100% de 15 unidades industriais.
Os projetos de impacto social via leis de incentivo, doação de alimentos, bens e equipamentos do patrimônio da empresa, e as ações de voluntariado corporativo foram adaptadas aos protocolos de higiene e distanciamento social para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores e das comunidades apoiadas.
A M. Dias Branco apoiou mais de 150 instituições próximas às suas unidades com doações de mais de R$ 17 milhões em alimentos, o equivalente a 3.200 toneladas.
A campanha “Você doa, a gente doa” destinou R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros de seis estados nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de covid-19 e estimular a doação de sangue. Para cada bolsa de sangue doada, a M. Dias Branco doava 500 produtos.
Em sua mensagem no relatório, Ivens Dias Branco Jr, presidente da Companhia, ressalta que a empresa segue unida e fortalecida para dar continuidade à estratégia de crescimento, com respeito ao meio ambiente, atentos às questões da sociedade e às melhorias nas práticas de governança. “Acreditamos, firmemente, no potencial do nosso País, no talento e na cooperação do nosso capital humano, na força do trabalho para superação dos desafios, certos de que estamos no caminho do sucesso”, finaliza.