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27/05/2021 publicado por: Danielle Serra

Vendas para o exterior da M. Dias Branco crescem 112% em faturamento

Líder nacional em massas e biscoitos segue o planejamento estratégico e mantém no primeiro trimestre o ritmo forte de crescimento de 2020

A M. Dias Branco mantém a estratégia de crescimento no mercado global de alimentos. Nos resultados acumulados entre janeiro e março deste ano, superamos em 112,6% o faturamento em exportação do mesmo período do ano passado. A boa performance é resultado de ações traçadas em nosso planejamento estratégico, sustentado por inovações como embalagens e produtos adaptados a cada um dos mercados, assim como o desenvolvimento de marcas próprias em mercados estratégicos para nós. Além disso, a Companhia mantém o foco comercial em regiões com alto potencial de crescimento, como América do Sul e Central, Estados Unidos, África e Oriente Médio.

As bases de crescimento em relação ao ano anterior são fortes. No acumulado de 2020, as vendas para o exterior apresentaram receita bruta de R$ 235,2 milhões, 278,2% acima da performance de 2019. Os números refletem a chegada a 44 países e a assertividade na estratégia, que prevê também o lançamento de produtos específicos para exportação e a diversificação das categorias exportadas, que antes era restrita somente a biscoitos, massas e margarinas. No ano passado, representamos 33,5% do share exportação brasileiro, de acordo com o Comexstats, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Para a ampliação do leque de itens exportados, criamos produtos específicos para as necessidades dos consumidores dos mercados externos, combinando qualidade e economia, características valorizadas regionalmente, assim como adequação regulatória das embalagens.

Os produtos mais vendidos em 2020 foram farinhas, massas e margarinas, sendo que biscoitos, torradas e misturas para bolos também cresceram em volume, receita e rentabilidade, mantendo a relevância para o negócio.

Estamos presente em quatro continentes “Nosso principal mercado continua sendo a América do Sul, com uma atuação focada em oportunidades de crescimento para a Companhia e nas necessidades dos consumidores locais. O cuidado ao desenvolver produtos demandados localmente é o que estimula o nosso crescimento constante , que ampliou a atuação de 35 para 44 países entre 2019 e 2020”, explica César Reis, nosso Diretor de Exportações.

Exatamente para atender à necessidade de crescimento no mercado externo, usamos recursos da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento para desenvolver produtos específicos para exportação. Desta forma, foram também criadas margarinas tropicalizadas, um creme vegetal sabor manteiga, com atributos sensoriais similares à versão tradicional, mas sem necessidade de refrigeração. O produto possui também o sistema de Cover Seal para fechamento da embalagem, característica que garante a inviolabilidade. O sucesso da inovação foi tamanho, que ampliamos o nosso portfólio com uma versão do creme vegetal com maior teor de lipídios, ideal também para cozinhar.

Em um contexto de pandemia global, o crescimento contínuo da Companhia é resultado da estrutura consolidada da área de exportações. “Mesmo adotando meios remotos de comunicação com os clientes, o relacionamento que temos mantidos têm sido fundamental para o sucesso dos negócios. Além disso, o investimento realizado desde 2016 no mercado externo, o que inclui as áreas de suporte, que vão desde logística a Pesquisa & Desenvolvimento, foi fundamental para os resultados colhidos desde o ano passado, com a criação e adaptação de processos e produtos certeiros para as necessidades de mercados diversos”, ressalta Reis.

Em 2020, participamos apenas de duas feiras presenciais, a ISM, em Colônia, na Alemanha, e a Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes. As demais oportunidades de exposição e divulgação internacional foram em fóruns e rodadas de negócio virtuais, que tem se mantido até hoje.

Para atender ao mercado externo, a Companhia possui certificações internacionais, como Halal, qualificando-se para exportar seus produtos para o mercado islâmico. Além disso, o portfólio conta com certificações que atestam qualidade, segurança alimentar, do trabalho e do meio ambiente, como a FSSC 22000, que abrange todo o sistema de gestão da segurança de alimentos, reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

 

Tags: #Exportação #M. Dias Branco