Sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável é aquele que consegue atender às necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras. Nós procuramos, por meio das nossas práticas de gestão, tornar cada vez mais efetivo o comprometimento com a sustentabilidade do negócio. Por isso, gestores e colaboradores de todas as áreas são mobilizados com o objetivo de considerar a sustentabilidade um vetor importante para o exercício da cidadania corporativa. Clique aqui e conheça a nossa política de Sustentabilidade.

Definimos nossa estratégia de sustentabilidade após uma análise das macrotendências globais que impactam a cadeia de valor do setor de alimentos, complementada por estudo setorial e de mercado. A partir daí, foram priorizados os temas que influenciam as nossas atividades.

São oito temas materiais que orientam nossa Agenda Estratégica de Sustentabilidade. Para cada um desses temas, planejamos ações que são acompanhadas por Grupos de Trabalho (GTs), com reportes periódicos ao Comitê de Sustentabilidade e mensuração de resultados acompanhados mensalmente nas reuniões. Em 2021, a Companhia deverá revisar sua Agenda Estratégica de Sustentabilidade com o intuito de acompanhar o ciclo de desenvolvimento estipulado no Direcionamento Estratégico.

Confira os principais temas e o escopo dos Grupos de Trabalho:

Embalagens:
A M. Dias Branco é a maior empresa de massas e biscoitos do Brasil, uma das maiores de alimentos do mundo. Nosso volume de produção é muito representativo, com um grande consumo de embalagens. Entendemos que é preciso buscar formas de otimizar o consumo de embalagens para gerar menos resíduos e consumir menos matérias-primas.

Metas para 2021:
– Reduzir o consumo total de plástico em 1,2% por ano.
– Utilizar 100% do volume de caixas de papelão e papel cartão de material reciclado e/ou kraft (virgem) provenientes de matéria-prima extraída de florestas manejadas.
– Introduzir filmes para enfardadeiras com material 100% reciclado.

Insumos:
Os consumidores estão cada vez mais preocupados em saber de onde vem os alimentos que consomem. Por isso, buscamos estimular o tema de sustentabilidade junto aos fornecedores das nossas matérias-primas, para que a cadeia de suprimentos esteja apta a desenvolver iniciativas favoráveis à perpetuidade do negócio.

Meta para 2021:
– Qualificar 100% dos fornecedores de matérias-primas consideradas críticas ao negócio da Companhia.

Meio Ambiente:
A gestão ambiental na M. Dias Branco tem como foco principal minimizar os impactos ambientais provenientes de nossas atividades. Dentre as diversas ações, destacamos aquelas que visam prevenir a poluição, diminuir a geração de resíduos e utilizar a água de forma consciente.

Metas para 2021:
– Reduzir efetivamente a geração de resíduos em todas as unidades.
– Implantar reúso de água nas unidades que possuem Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
– Reduzir o consumo relativo de água e energia em relação ao ano anterior.

Cultura de Sustentabilidade:
Este grupo tem o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância de adotar atitudes sustentáveis, seja no trabalho ou fora dele. Para isso, promove ações de comunicação, como campanhas e eventos, bem como a realização treinamentos sobre o tema. Além disso, promove iniciativas que valorizam o respeito à diversidade.

Metas para 2021:
– Aplicar conteúdos de Sustentabilidade em 100% das trilhas de formação das Escolas da Universidade Corporativa.
– Na Pesquisa de Clima Organizacional realizada com os colaboradores, alcançar índice superior a 90 no item “Sustentabilidade e Diversidade”.

Nutrição e Saudabilidade:
Cada vez mais, os consumidores estão buscando alimentos saudáveis, por isso temos o compromisso de melhorar as características nutricionais dos nossos alimentos. Entendemos que esse é um fator muito importante para a sociedade e para o futuro da nossa empresa, portanto, temos um Grupo de Trabalho específico para tratar desse assunto.

Metas para 2021:
– Aumentar a participação de produtos com perfil mais nutritivo no portfólio da empresa.
– Manter 100% dos produtos sem gordura parcial hidrogenada até 2021.

Saúde e Segurança Ocupacional:
A qualidade de vida no trabalho, implementada por meio de programas de saúde e segurança ocupacional, é o que motiva o trabalho deste grupo. As ações visam prevenir acidentes laborais, garantir a continuidade das atividades operacionais de forma segura, reduzir o absenteísmo e contribuir para o bem-estar e segurança os colaboradores e seus familiares.

Metas para 2021:
– Taxa de Frequência de Acidentes: no máximo 0,5.
– Taxa de Gravidade de Acidentes: abaixo de 10.
– Sistema de gestão de Segurança do Trabalho, fundamentado no Programa Positivo, implantado em todas as unidades.
– Manter em 0% a Taxa de Frequência de doenças ocupacionais com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
– Manter em 0% o número de CAT emitida por Perda Auditiva e pelo Ruído (PAIR) dos colaboradores da indústria.

Comunidades e Investimento Social:
O relacionamento com comunidades é feito, principalmente, por meio da área de Sustentabilidade, que também conduz os investimentos sociais. Para isso, conta com o suporte dos Embaixadores da Sustentabilidade nas unidades industriais. O objetivo desse grupo é manter um relacionamento respeitoso com a comunidade e apoiar ações sociais e culturais que ajudem a desenvolver a sociedade.

Metas para 2021:
– Manter o investimento social em 100% das unidades industriais.
– Aplicar a metodologia de avaliação de impacto do investimento social em 100% das unidades industriais.

Energia e Emissões:
Buscamos melhorar cada vez mais a nossa eficiência energética, estudando fontes alternativas de energia e implementando iniciativas que reduzam o consumo de combustíveis fósseis. Melhorar a eficiência traz benefícios para o meio ambiente e para a empresa.

Metas para 2021:
– Reduzir em 2% o consumo relativo de energia em relação ao ano anterior.
– Monitorar as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).