Relatório Anual
Integrado 2023

Pelo 10º ano consecutivo a M. Dias Branco apresenta o seu Relatório Anual, e desde 2014, considera a divulgação unificada das nossas realizações nos aspectos ESG (do inglês, environmental, social and governance, que significa ambiental, social e governança).

Esta edição apresenta informações de mercado, econômico-financeiras, operacionais e socioambientais referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. A elaboração do conteúdo está de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) 2021.

Os temas materiais desse Relatório foram aprovados pelo Conselho de Administração como parte da revisão da Agenda Estratégica de Sustentabilidade para o ciclo 2022-2030. A apuração dos indicadores financeiros atende a padrões internacionais de contabilidade aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais a M. Dias Branco é participante, também foram referências importantes para a elaboração do conteúdo. A KPMG, empresa de auditoria externa, assegurou a veracidade e a credibilidade dos dados.

Acesse o relatório na íntegra

Versão Português

Versão Inglês

Versão Espanhol

Principais destaques do ano

Indicadores M. Dias Branco 2023

Desempenho econômico-financeiro

• A M. Dias Branco atingiu receita líquida de R$ 10,8 bilhões em 2023
  • Aumento do preço médio e dos volumes em 28,5% e 0,9%, respectivamente
  • Volume de vendas de 1.786,9 mil toneladas
  • EBITDA de R$ 1.433,6 milhões
  • Margem Ebitda de 13,2%
  • Lucro líquido de R$ 888,7 milhões
  • Capital Humano

• Número de Colaboradores: 16.680
  • Média de horas de treinamento de 25,02
  • Taxa de frequência (TF) de acidentes: 0,68
  • Taxa de gravidade (TG) de acidentes: 47,97
  • Capital Social

• 24,58% de mulheres na liderança
  • 15.835 pessoas impactadas pelo programa de fomento ao empreendedorismo e profissionalização no setor alimentício
  • R$ 36,5 milhões de investimento social
  • Apoiamos 100% das comunidades do entorno das unidades industriais com doações de alimentos. Ao todo 126 entidades foram apoiadas com doações mensais de alimentos, entretanto, com a parceria dos Bancos de Alimentos no Brasil, alcançamos mais de 5.408 instituições indiretamente, impactando uma maior quantidade de pessoas de todas as faixas etárias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social
  • Doamos um total de 3.363 toneladas de alimentos, equivalente a R$ 18,7 milhões
  • Destaque para o apoio prestado às vítimas das chuvas no Estado de Pernambuco, que receberam doações de 8 toneladas de produtos
  • O Programa Fábrica de Voluntários gerou 453 horas de trabalho voluntário, com participação de 105 colaboradores
  • Levamos o programa Emprega+, do Senai, para realizar a capacitação técnica gratuita de jovens e adultos do entorno das unidades de Fortaleza/CE, Salvador/BA e Jaboatão dos Guararapes/PE. Ao todo, foram 8 cursos e 252 pessoas capacitadas
  • Desde 2022 somos participantes do Movimento Todos à Mesa, que objetiva combater desperdício de alimentos a partir da redistribuição de excedentes e de iniciativas de doação, além do estímulo a discussões sobre como ampliar o marco regulatório das doações
  • Capital Natural

• 12,3% de redução das emissões de GEE (escopos 1 e 2), em relação ao ano base 2020
  • Índice de reúso de água 15,94%
  • 5,13% de resíduos enviados para aterros em todas as operações
  • 96,73% de embalagens plásticas de produto acabado reciclável e/ou compostável e/ou biodegradável
  • 66,93% de redução de desperdício de produtos acabados
  • Capital Intelectual

• R$ 17,4 milhões de investimento total em P&D e inovação aberta

• 55 novos produtos lançados

• 47 projetos de inovação concluídos, destes 27 para mercado interno, 17 para exportação e 3 para mercado de saudáveis
  • Capital Manufaturado

• 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo e um está localizado no Uruguai
  • 27 centros de distribuição
  • Canais de venda por região

Mantivemos a estratégia de diversificação geográfica das vendas. Em 2022, 63,9% das vendas ocorreram na área de Defesa (regiões Norte e Nordeste) e 34,4% na área de Ataque (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

As exportações se mantiveram em níveis elevados (1,7% em 2023). Destaque para aquisição da Las Acacias em 2022, reforçando a estratégia de internacionalização.

Selecione a região do mapa para verificar os indicadores:

Participação no mercado

Continuamos com a posição de liderança nos mercados de massas e biscoitos no Brasil. Na região Nordeste, mantemos a liderança em farinhas e atingimos 17,4% de participação de mercado em margarinas.