Blog

12/02/2020 publicado por: Comunicação

M. Dias Branco lança assistente virtual de Libras em site oficial

A ferramenta soma-se a outras ações desenvolvidas pela Companhia que visam a inclusão da comunidade surda

O site oficial da M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, conta agora com uma ferramenta de acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O assistente virtual Hugo, da Hand Talk, já está disponível na página e tem a missão de dar apoio aos deficientes auditivos que acessam as informações da Companhia pela internet.

O Hugo é um “tradutor de sites” 3D que interpreta conteúdos para a Libras logo após o usuário clicar na janela de acessibilidade, localizada à direita da página, e selecionar o texto a ser traduzido. A ferramenta permitirá que o site da Companhia promova a inclusão a mais de 10 milhões de brasileiros que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2010), possuem deficiência auditiva no País. No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 360 milhões de pessoas.

O Hugo chega à M. Dias Branco para reforçar as iniciativas de inclusão já realizadas pela Companhia. Para integrar seus cerca de 2% de colaboradores surdos, a empresa conta com versões resumidas em Libras de seu Código de Ética, do Relatório Anual, com as ações desenvolvidas ao longo do ano, e da revista corporativa interna Sabor da Notícia. Há ainda a presença de intérprete de Libras em certos eventos internos e reuniões e também ações exclusivas à comunidade surda da Companhia.

De acordo com o gerente de Comunicação da M. Dias Branco, Tiago Timbó, a Companhia sempre teve o cuidado de promover mais acessibilidade aos colaboradores surdos. A implementação do intérprete virtual é uma consolidação dessa preocupação. “Nós somos uma grande empresa, portanto, temos que ter as melhores práticas e sermos referência para o mercado. O Hugo representa o fortalecimento das nossas práticas de inclusão às pessoas com deficiência auditiva, sejam elas colaboradoras ou não”, afirma o gerente.

Atualmente, conteúdos internos também são disponibilizados no site da Companhia, o que permite a inclusão dos colaboradores surdos às matérias produzidas. A implantação da ferramenta na intranet está sendo estudada.

Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como oficial no Brasil em abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436. A partir daí, foram definidas várias medidas sobre o assunto, que criaram obrigações para o Poder Público, empresas privadas e associações.

Documentos com versões em Libras
Código de Ética em Libras
Relatório Anual
Revista Sabor da Notícia

Tags: #Assistente Virtual #Libras