M. Dias Branco integra, pela 2ª vez, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Na 17ª carteira teórica do ISE, critérios estão mais rigorosos, acompanhando rankings internacionais relacionados a clima e reputação

A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos e integrante do Novo Mercado da B3, foi selecionada para a 17ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que valerá a partir de janeiro de 2022. É a segunda vez consecutiva que a Companhia é selecionada para integrar o índice. A primeira foi em janeiro de 2021 e a M. Dias Branco permaneceu na seleção durante todo o ano. A nova carteira do ISE B3 reúne ações de 45 companhias pertencentes a 26 setores.

Criado em 2005 como forma de balizar investidores que buscam companhias que pautem sua atuação a partir de padrões de sustentabilidade socioambiental, o ISE foi reformulado este ano, após consultas públicas ao mercado, tornando-se ainda mais rigoroso. A pontuação ESG (Ambiental, Social e Governança) das companhias passou a ser pública, bem como os critérios para inclusão e exclusão nas carteiras.

“Aplaudimos a decisão da B3 de estar atenta às evoluções necessárias ao ISE. Observamos que não apenas os investidores, mas toda a sociedade, estão cada vez mais atentos às questões relacionadas à governança e ao socioambiental. Sabemos que as exigências serão cada vez maiores e nossa agenda estratégica de sustentabilidade contempla a evolução contínua nessas diversas dimensões do negócio”, destaca Andréa Nogueira, diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

A executiva destaca que na nova carteira do ISE foram levadas em conta informações externas de dois rankings globais, de forma a dar mais independência às pontuações relacionadas às questões climáticas e de reputação: o Carbon Disclosure Project (CDP) e a RepRisk. “É excelente perceber que o padrão ESG das companhias brasileiras selecionadas está baseado em critérios internacionais, pois isso aumenta a credibilidade do índice e a responsabilidade das empresas que o integram”, assinala. Ela ainda destaca que, em 2021, a nota da Companhia avançou de D para B- no CDP Clima.

A primeira agenda estratégica de sustentabilidade da M. Dias Branco foi feita em 2013. Na ocasião, a Companhia escolheu como principais temas: embalagens, insumos, meio ambiente, cultura de sustentabilidade, nutrição e saudabilidade, saúde e segurança organizacional, comunidades e investimento social, energia e emissões. Para cada tema foram criadas metas que anualmente são revistas e reportadas no Relatório Integrado, divulgado ao mercado. “Neste momento, estamos trabalhando na agenda estratégica de sustentabilidade que vai balizar nossas ações até 2030”, afirma Andréa Nogueira, lembrando que a Companhia também é signatária dos dez princípios do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Para o diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da M. Dias Branco, Fabio Cefaly, a permanência das ações da empresa no ISE B3 é de extrema importância para os investidores que buscam empresas com altos padrões nas práticas socioambientais e de governança. “Das mais de 400 ações listadas, apenas 45 integram o índice. Isso nos encoraja a evoluir cada vez mais nesta jornada”, finaliza Cefaly.

Tags

,