Blog

07/10/2020 publicado por: Gustavo Tavares

M. Dias Branco é a Melhor empresa da categoria Alimentos de 2020

A líder nacional em massas e biscoitos é reconhecida pela 17ª edição do prêmio Melhores da Dinheiro

A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, é reconhecida como a melhor empresa da categoria Alimentos pelo prêmio Melhores da Dinheiro, da revista IstoÉ Dinheiro. A iniciativa, que está na 17ª edição, reconhece as empresas que refletem o que há de melhor no universo produtivo brasileiro, a partir dos seus resultados e práticas de gestão, sobretudo diante de um cenário econômico ainda mais desafiador em função da pandemia de Covid-19.

A M. Dias Branco foi classificada em primeiro lugar entre as empresas do mercado de alimentos, considerando a avaliação de cinco dimensões de sua gestão: Sustentabilidade Financeira, Recursos Humanos, Inovação e Qualidade, Responsabilidade Social e Governança Corporativa. A pontuação obtida em cada parâmetro é originada a partir das inscrições das empresas, após o cruzamento de dados pelas consultorias Standard & Poor’s Global Market Intelligence e Economatica, que avaliam critérios fundamentais no negócio que vão além do desempenho financeiro.

A M. Dias Branco, que encerrou o ano de 2019 com faturamento líquido de R$ 6,1 bilhões, EBITDA de R$ 772,1 milhões e lucro líquido de R$ 556,9 milhões, implementou no ano passado um grande projeto focado em produtividade, a partir da revisão de praticamente todos os processos da companhia. Dentre as medidas adotadas, pode-se citar a introdução de robôs em plantas industriais, investimentos em inovação, revisão da estrutura logística, entre outros. A intenção do projeto foi capturar grandes oportunidades na redução de custo, a partir da implementação de ações que visam um melhor desempenho operacional e também o aperfeiçoamento de processos.

A iniciativa de produtividade, quando aliada às melhorias previstas na estratégia comercial (que englobam ações relacionadas à preços, embalagens e seus formatos, atendimento comercial por canais e investimentos em marketing), estimulou o crescimento da lucratividade da M. Dias Branco, que nos resultados do 2T20 atingiu o recorde trimestral em Receita Líquida, com crescimento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2019, enquanto o lucro líquido subiu 51,5%.

“Do ponto de vista de resultados financeiros, a M. Dias Branco colheu ao longo do primeiro semestre de 2020 os resultados do programa de produtividade e manteve os investimentos previstos no planejamento estratégico de crescimento”, ressalta Gustavo Theodozio, Vice-Presidente de Investimentos e Controladoria da M. Dias Branco. Como resultado desse esforço, ao longo do segundo trimestre, a M. Dias Branco, a partir de suas 19 marcas, consolidou sua liderança em biscoitos, com 34,5% de participação de mercado, 1,2 p.p. superior ao 1T20. O volume total de vendas do segundo trimestre foi 19% superior ao mesmo período do ano passado.

Com os desafios postos pela pandemia de Covid-19, a companhia focou suas energias em manter o abastecimento dos supermercados com os seus produtos alimentícios, com a contratação de novos profissionais e oferta de incentivos financeiros. Os cuidados com os protocolos de higiene e de distanciamento social foram também uma prioridade para manter seu pleno funcionamento.

Ainda em função da pandemia, a companhia fortaleceu a relação com os consumidores e com a comunidade a partir de campanhas de incentivo à doação de sangue, pois os estoques dos hemocentros em todo o País estavam muito baixos. Com o projeto “Você Doa. A Gente Doa”, assinado por cinco marcas do seu portfólio (Fortaleza, Vitarella, Piraquê, Adria e Isabela), a M. Dias Branco destinou R$ 2,4 milhões para apoiar hemocentros, ajudar nas pesquisas em hematologia para o tratamento de pacientes de Covid-19 (coronavírus) e estimular a doação de sangue, respeitando as normas sanitárias e garantindo a segurança dos doadores. Para cada bolsa de sangue arrecadada, foram destinados 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social nos respectivos estados, somando mais R$ 2,6 milhões em massas e biscoitos para dezenas de entidades carentes em todo o País. Ao todo, a campanha totalizou R$ 5 milhões em recursos financeiros, tornando a M. Dias Branco uma das 100 maiores empresas doadoras do país, atingindo a 69ª posição em ranking publicado pela Forbes.

O prêmio Melhores da Dinheiro reconhece as melhores empresas em 30 setores diferentes. A premiação dá origem ao anuário “1000 Maiores da Dinheiro”, que leva em consideração a performance financeira das mil empresas mais bem posicionadas no mercado nacional.

Tags: