M. Dias Branco capacita colaboradores em tecnologia de fabricação de alimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Profissionais de oito unidades participam da formação com aulas teóricas on-line e práticas presenciais na fábrica em Eusébio/CE

A Escola Técnica Industrial Ivens Dias Branco possibilita aos alunos uma aplicação da técnica de fabricação no processo industrial de biscoitos, bolos e torradas, estudando do ingrediente ao produto final. Preparando os profissionais para sustentar os desafios da indústria e perenizar o conhecimento e o desempenho da companhia. Com duração de aproximadamente quatro meses com conclusão neste mês de dezembro, o programa inclui 25 colaboradores, de acordo com critérios estabelecidos no processo seletivo, passando pelas etapas de análise curricular, prova de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e entrevista com comitê gestor do projeto.

O programa traz conteúdos que vão desde química básica aos treinamentos práticos voltados para a produção dos produtos da Companhia. De acordo com Henrique Vieira, membro do comitê técnico da Escola Industrial, o processo seletivo foi aberto para todos os colaboradores companhia, que se encaixaram nos pré-requisitos previstos em edital.

“Nossa intenção foi capacitar 25 profissionais, a partir de uma visão mais analítica e com capacidade para multiplicar conhecimentos relacionados aos processos produtivos aos colegas. A iniciativa possibilita a atuação mais estratégica, com tomadas de decisões mais assertivas, além de credenciar o profissional a assumir cargos de gestão ou especialista na área”, afirma Vieira.

As aulas teóricas foram conduzidas de forma remota e, seguindo os protocolos vigentes de enfrentamento à pandemia, com as aulas práticas no polo de Eusebio, no Ceará. Foram utilizadas as instalações físicas da Fábrica Fortaleza, GME, Moinho Dias Branco e os laboratórios da Universidade Federal do Ceará.

André Barreto, coordenador de produção da M. Dias Branco, é um dos 25 alunos que finalizaram a capacitação e destaca o diferencial da Escola Industrial: “Não conheço outro curso que promova esses ensinamentos que obtive de forma tão completa e detalhada. O nível dos instrutores, os conhecimentos transmitidos, a dinâmica das disciplinas, os conteúdos abordados, a interação entre os alunos e professores são únicos, proporcionando um ambiente de muito aprendizado. A imersão tem me proporcionado uma condição de dedicação e capacitação, que vão além do que eu esperava”, afirma André.

As formações da Escola Industrial tiveram início em 2019 na Fábrica Fortaleza, em Eusébio/CE. Cada curso conta com carga horária total de 600 horas, com programação de segunda a sábado, além das visitas programadas.