Blog

30/08/2019 publicado por: Comunicação

M. Dias Branco apoia projeto de incentivo ao hábito da leitura em crianças

Em sua segunda edição, o Prêmio Inova Leitura está aberto a todas as escolas públicas de Ensino Fundamental do estado do Ceará

Incentivar o hábito da leitura nas crianças, com o foco em divulgar, promover e premiar as melhores práticas inovadoras de leitura para a formação de novos leitores. Esses são os principais objetivos do “Encontro de Práticas Inovadoras para Formação de Novos Leitores – Prêmio Inova Leitura”, que é apoiado pela M. Dias Branco. A inciativa acontece em escolas públicas do Ceará e na Casa José de Alencar, em Fortaleza, onde crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar, gratuitamente, de atividades voltadas ao incentivo à leitura.

Em sua segunda edição, o Prêmio está com inscrições abertas até 30 de setembro. Podem participar professores da Educação Fundamental que tenham projetos realizados e concluídos no período de janeiro de 2018 a junho de 2019, bem como aqueles iniciados antes de 2018 que possam ser comprovados e que estejam em curso no ato de inscrição. Os trabalhos devem ser encaminhados, em formato PDF, para o e-mail inovaleitura@gmail.com.

Em relação à primeira edição, este ano o Prêmio é aberto a todas as escolas públicas de Ensino Fundamental do estado do Ceará. As práticas inscritas serão selecionadas por comissão julgadora, em parceria com a Casa José de Alencar, Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com Aled Parry, gerente de Sustentabilidade da M. Dias Branco, “participar do movimento de incentivo à leitura no estado do Ceará é o que nos motiva a participar desse projeto. Queremos contribuir com o desenvolvimento das pessoas”, afirma.

A inciativa acontece em escolas públicas do Ceará e na Casa José de Alencar, em Fortaleza. (Foto: Divulgação)

Segundo o coordenador geral do projeto, Amauri Morais, “a M. Dias Branco não é apenas um patrocinador, ela se envolve, indica escolas, professores, sugere temas e é uma das poucas empresas do estado que foca em educação voltada pra a literatura, que valoriza a literatura”, afirma.

Para este ano, a expectativa é de que o número de participantes seja bem maior que na edição anterior. “É a oportunidade de descobrirmos mais projetos inovadores de vários lugares e realidades diferentes do estado, além de podermos reconhecê-las também”, explica o Amauri.

Todos os projetos vencedores serão replicados nas escolas do estado. “O impacto direto que o projeto dá à sociedade é o incentivo à leitura nas crianças. Estamos contribuindo para a formação de novos leitores nas escolas públicas. Já o indireto, é podermos atingir um público que não está tão envolvido com a leitura, já que as pessoas, cada vez mais, estão deixando o livro de lado; e o projeto ajuda a minimizar essa realidade”, finaliza o coordenador.

Programação
A programação do encontro acontece em vários cenários, como escolas públicas, bibliotecas, museus, patrimônios históricos e na área verde da Casa José de Alencar.

> 29/08 a 30/09 – Período para inscrições
> 23/09 a 27/09 – Atividades nas escolas (Mário Sales, Eusébio, e Álvaro Costa, Vicente Pinzon/Fortaleza)
> 21/10 – Resultado do 2º Prêmio Inova Leitura
> 26/10 – Cerimônia de premiação e evento de encerramento

Durante os encontros, várias atividades serão realizadas, como contação de histórias, doação e sorteios de livros, árvores literárias, apresentações musicais e culturais e visita guiada à Casa José de Alencar. Além da M. Dias Branco, o Prêmio Inova Leitura conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará e da UFC.

Serviço
II Prêmio Inova Leitura
Inscrições: até 30 de setembro
Local encerramento: Casa José de Alencar, Av. Washington Soares, 6055, José de Alencar, Fortaleza/CE
Regulamento: clique aqui

Tags: #M. Dias Branco #Prêmio Inova Leitura