Evento reuniu colaboradores e especialistas para discutir práticas de governança e ética
Entre os dias 19 e 23 de agosto, a M. Dias Branco realizou, de forma presencial e online para os seus mais de 17 mil colaboradores no Brasil e Uruguai, a aguardada Semana da Ética & Governança, um evento repleto de atividades voltadas ao fortalecimento da cultura de integridade e transparência dentro da Companhia. Com o tema “O papel da transparência na manutenção de um ambiente de confiança nos negócios”, a semana contou com palestras de especialistas internos e externos, abrangendo tópicos essenciais para a consolidação das melhores práticas de governança.
A abertura do evento contou com a participação do Vice-Presidente Jurídico, de Governança, Riscos e Compliance, Daniel Gutiérrez. Em sua fala, Gutiérrez ressaltou a importância de cultivar a ética continuamente dentro da empresa: “Para alcançar a excelência na ética, precisamos também dialogar, treinar, discutir e debater, assim como fazemos com outras competências, para sermos, como já somos, um modelo de ética.”
Ao longo da semana, diversos painéis foram realizados, dentre eles o “Movimento Transparência 100%”, conduzido por Daniel Monte, Gerente de Compliance e “BI e pareceres conectados à matriz de riscos, facilitando a tomada de decisão”, que teve como condutor o Gerente Jurídico, Rafael Rocha. Também foram abordados os temas “Indicadores públicos e internos da Agenda de Governança (ESG 2030) e “A atuação da Gestão de Riscos nos temas da Agenda ESG pelo Gerente de Riscos, Elvis Gomes. Agradecimentos especiais para aos nossos convidados externos: Renata Paula Santiago e Ênio Arêa Leão (IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa); e Chantal Castro (Pacto Global da ONU – Rede Brasil).
No decorrer do evento, foi outorgado o Prêmio Ética & Governança 2024 aos gestores que mais contribuíram com mecanismos do Programa de Integridade, nas categorias: Capacitação em Integridade, Declaração de Adesão às Políticas Internas e Gestão de Riscos Antissuborno. Os ganhadores foram: Diretoria de Suprimentos, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento; e Gerência de Contas a Pagar, respectivamente. A participação dos colaboradores foi intensa durante toda a semana, ocasião em que aconteceram sorteios de brindes e um Concurso de Desenho com a temática “atitudes éticas que me inspiram a transformar sonhos em realidade”, contemplando os parentes dos colaboradores da M. Dias Branco.
O encerramento do evento trouxe a participação especial de Andréa Nogueira, Diretora Executiva de Gente, Gestão e Sustentabilidade da M. Dias Branco. Em sua apresentação, Andréa abordou o tema “A importância da cultura da transparência para o desenvolvimento do Programa de Integridade”, destacando os principais reconhecimentos da M. Dias Branco no cenário de governança corporativa. Entre os reconhecimentos mencionados, estão:
- ISE B3: Índice de Sustentabilidade Empresarial que avalia a reputação ESG e a estratégia climática das empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil.
- Great Place to Work: Consultoria global que certifica organizações com base na cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
- IDIVERSA B3: Indicador que avalia o desempenho médio das ações de empresas que se destacam em diversidade.
- Mulheres na Liderança: Primeiro índice do Brasil que seleciona as empresas com maior representatividade feminina na liderança.
- Troféu Transparência 2024 (28º Prêmio ANEFAC): Reconhecido como o “Oscar da Contabilidade”, o prêmio destaca as melhores práticas na divulgação de informações financeiras e contábeis das empresas brasileiras.
Estes e outros reconhecimentos reforçam o compromisso da M. Dias Branco em promover práticas responsáveis, transparentes e sustentáveis, consolidando sua posição de destaque no mercado. A participação ativa dos colaboradores durante a semana, tanto nas atividades presenciais quanto nas online, demonstrou o engajamento de toda a equipe em construir um ambiente corporativo cada vez mais íntegro e ético. Com este evento, a M. Dias Branco reafirma seu compromisso com a ética, a governança e a transparência, elementos fundamentais para a construção de um futuro sustentável e próspero.