Marco reforça a excelência operacional da Companhia
O TPM (Total Performance na Manufatura) foi implementado em março de 2014 na M. Dias Branco, na unidade Eusébio – Fábrica Fortaleza, com o time operacional da linha de biscoitos LB05. A iniciativa contou com o apoio da gestão da unidade, da diretoria executiva Técnica e de Operações e do presidente Ivens Dias Branco Júnior, que sempre destaca a importância da metodologia para capacitar colaboradores e alcançar a Gestão Classe Mundial.
Desde então, o TPM tem sido fundamental para promover a melhoria contínua, erradicar perdas e fortalecer a produtividade. Hoje, a metodologia está presente em 132 linhas de produção, processos industriais e envases nos Moinhos, impactando diretamente cerca de 5.000 colaboradores. Ao longo desses 10 anos, mais de 300 tratativas de melhores práticas por meio do uso da metodologia PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir) foram realizadas, contribuindo para o avanço dos indicadores operacionais da Companhia.
“O programa transformou o dia a dia da M. Dias Branco, promovendo uma cultura de responsabilidade individual e coletiva, onde cada colaborador assume o protagonismo na gestão autônoma de seus equipamentos. O lema “da máquina cuido eu” reflete esse compromisso, alinhado à estratégia da M. Dias Branco por meio do GPD (Gerenciamento pelas Diretrizes), que busca constantemente a excelência operacional”, comenta Yunare Targino, gerente corporativo de Processos Industriais.
O apoio e a integração entre áreas como Operações, Manutenção, Qualidade, Segurança, Sustentabilidade e Engenharia foram e continuam sendo essenciais para o sucesso do TPM. Essa colaboração permite a erradicação de desperdícios, a melhoria dos processos produtivos e a promoção de um ambiente de trabalho ainda mais eficiente.
Além dos resultados internos, o TPM da M. Dias Branco é referência no mercado industrial. “Constantemente, outras empresas nos visitam, pois desejam conhecer o modelo de expansão e implementação da metodologia”, afirma Venício Assunção, coordenador de Processos Industriais.
Histórias inspiradoras, como a de colaboradores que, motivados pelo programa, retomaram os estudos e conquistaram promoções, evidenciam o impacto positivo do TPM na vida das pessoas.
Novos Marcos
Em 2024, a Companhia celebra uma década de TPM com novos marcos, como a entrada de novas linhas na etapa 5 da metodologia e a ampliação da transformação digital, com operadores apresentando resultados em painéis digitais. Essas conquistas reforçam o compromisso da M. Dias Branco com a inovação, o desenvolvimento contínuo e com a consolidação da posição da Companhia na Gestão Classe Mundial 5.0.
Os impactos tangíveis que a metodologia TPM proporciona, monitorados por meio de indicadores como eficiência operacional, redução de acidentes, melhoria no 5S e diminuição de reclamações de mercado, evidenciam a evolução constante da M. Dias Branco, que segue investindo em pessoas, processos e tecnologia. Já os impactos intangíveis se refletem na energia e no engajamento percebidos nas pessoas, que podem ser acompanhados na Pesquisa de Clima, destacando a satisfação e o desenvolvimento dos colaboradores em seus postos de trabalho.