Socorro Acioli participa do Clube Sou Leitor da M. Dias Branco

O encontro reuniu colaboradores da unidade Eusébio

No dia 15 de outubro, o Centro Cultural da M. Dias Branco realizou mais uma edição do Clube Sou Leitor, iniciativa que incentiva a leitura e o compartilhamento de reflexões entre colaboradores. O evento contou com a presença da escritora Socorro Acioli, autora do livro A Cabeça do Santo, escolhido para o debate do período.

A abertura foi feita por Rita Cartaxo, coordenadora Cultural, e a mediação ficou por conta de Karla Ferreira, analista Cultural na Companhia. O grupo teatral Arte Massa apresentou uma encenação inspirada na obra, conduzindo o público ao universo criado por Socorro.

Em entrevista, a autora cearense comentou sobre o encanto que sentiu pelo espaço do Centro Cultural da Companhia e a importância de momentos de contato com a arte:

“Faz parte da essência de todo mundo gostar do que é bonito. No caso da leitura, trabalhar o pensamento e, nessa vida tão corrida que todo mundo tem, nas dificuldades que a gente enfrenta (históricas, sociais, econômicas, do mundo, na nossa própria vida), encontrar um tempo para pensar na arte, que é uma forma de enxergar o mundo através do filtro da beleza. Eu acho que é até fundamental para a saúde, para a saúde mental, para a saúde física. Eu fico encantada com toda iniciativa assim e, hoje, eu estou especialmente encantada aqui”, afirmou Socorro Acioli.

A autora ainda convidou os colaboradores a ler por prazer, sem transformar a leitura em obrigação. Ao ler, é possível viver outras vidas, conhecer lugares e pessoas que, talvez, nunca fossem vistas, um convite para ampliar o olhar.

Na ocasião, Socorro também compartilhou como começou a escrever ainda criança, reforçou seu encanto pelo espaço do Centro Cultural, além de comentar o orgulho por suas origens nordestinas.

Para Fernanda Lopes, analista de Cultura e Clima Organizacional, a presença da autora tornou a experiência ainda mais significativa. Ela elogiou o projeto do Centro Cultural, destacando a leitura como ferramenta de desenvolvimento, bem-estar e conexão entre os colaboradores.

Segundo Rita Cartaxo, coordenadora responsável pela iniciativa, o Clube Sou Leitor nasceu inspirado na história do saudoso Ivens Dias Branco, fundador da M. Dias Branco, com o objetivo de fortalecer a leitura como prática compartilhada e aproximar colaboradores:

“O projeto surgiu a partir do interesse pela história do fundador, que idealizou o Centro Cultural para o desenvolvimento cultural dos colaboradores, visando sempre o bem-estar coletivo. Ele foi planejado para incentivar e disseminar o hábito da leitura, agregando mais significado e conhecimento aos leitores por meio da troca de experiências e da partilha do que se aprende nos livros”, explicou Rita.

Lançado como projeto piloto em 2025, o Clube já acontece nas unidades de Rio de Janeiro, Queimados (RJ) e Jaboatão dos Guararapes (PE). Entre os livros já debatidos na unidade Eusébio, estão: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, A Arte de Ser Leve, de Leila Ferreira, e Digo e Não Peço Segredo, biografia do poeta Patativa do Assaré, de Tadeu Feitosa.

“O Centro Cultural foi pensado com carinho para acolher e proporcionar bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores. O Clube Sou Leitor vai fazer grandes transformações culturais na sua vida”, finaliza Rita Cartaxo.