Saúde mental: M. Dias Branco apoia bem-estar emocional dos colaboradores

A empresa já realizou mais de 540 atendimentos psicológicos e trabalha o tema da saúde mental com mais de 1.200 colaboradores

A pandemia de Covid-19 teve reflexos negativos na saúde mental de todos. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Mundial, 53% dos brasileiros declaram que seu bem-estar mental piorou no último ano. Essa porcentagem é maior que a média global (45%) dos outros 30 países que participaram da pesquisa.

Com o foco no bem-estar e na saúde mental, a M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, passou a oferecer aos colaboradores serviço de atendimento psicológico e vem trabalhando o tema da saúde mental em rodas de conversas. A ação teve início em maio deste ano e já foram realizados mais de 540 atendimentos entre presenciais e on-line, além de estimular o debate sobre o tema com mais de 1.200 colaboradores.

De acordo com Sissi Machado, gerente de Cultura e Clima Organizacional da M. Dias Branco, a empresa percebeu a necessidade de promover uma ação voltada aos colaboradores que tiveram Covid-19 ou convívio com pessoas adoecidas, assim como o luto daqueles que perderam familiares e amigos.

“Desde o início do programa, tivemos um feedback muito positivo dos colaboradores, pois eles entendem que a empresa está ajudando a cuidar da sua saúde de uma forma mais integral. Além disso, mitigamos um pouco do tabu e do preconceito contra o atendimento psicológico, mostrando que a empresa se preocupa com a saúde mental dos colaboradores e que espera que esses procurem ajuda quando necessário. As pessoas que finalizaram o atendimento psicológico, afirmam que ele teve impacto positivo na qualidade de vida e bem-estar”, relata Sissi.

A qualidade no ambiente de trabalho tem sido pauta constante nas grandes companhias. Há um consenso de que o bem-estar no clima corporativo pode afetar a confiança dos colaboradores, melhorando o seu desempenho e produtividade. “Entendemos que a felicidade e o pertencimento do colaborador são fatores essenciais para a realização de um bom trabalho. Dessa forma, o atendimento psicológico melhora esse bem-estar e proporciona ao colaborador um ambiente de trabalho acolhedor e fértil. Além disso, muitos dos atendimentos foram indicados a partir dos próprios gestores, pois eles entenderam que a ajuda psicológica é necessária em muitos casos. A boa prática no trabalho depende de fatores internos e externos à empresa, perpassando esferas pessoais e familiares”, explica Sissi.

Os atendimentos psicológicos na M. Dias Branco são realizados por ordem de inscrição. O colaborador inicia seu processo com um psicólogo terceirizado, podendo ter até oito sessões. Após essas sessões, o colaborador realiza uma avaliação de como o atendimento contribuiu para seu bem-estar e o psicólogo pode realizar encaminhamentos de acordo com o caso. A Companhia apenas possibilita os atendimentos e busca garantir que o sigilo e a ética sejam cumpridos a todo o momento. Todos os registros das sessões são de responsabilidade dos psicólogos. Nenhuma informação relacionada ao atendimento é repassada à empresa, apenas dados sobre encaminhamentos são disponibilizadas à área médica da Companhia, mediante necessidade da informação e da autorização pelo colaborador. “Assim, garantimos o respeito integral a todos”, completa Sissi.