Pela quarta vez consecutiva, M. Dias Branco é eleita como marca que representa o Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind questionou 511 cearenses sobre qual a primeira marca que vem à cabeça quando se fala em representar o Estado

Pelo quarto ano consecutivo, a M. Dias Branco é eleita como a marca que representa do Ceará pelo Anuário Datafolha Top of Mind. A Empresa foi a mais citada na pesquisa, que entrevistou 511 cearenses em fevereiro deste ano. Desses, 14,5% citaram a companhia, também lembrada na ocasião como “Fábrica Fortaleza” e “Fortaleza”, enquanto os números eram de 13,5% em 2023.

A M. Dias Branco é uma das maiores empregadoras do Ceará, dona de marcas mais tradicionais como Fortaleza e Richester. Conta atualmente com quase seis mil colaboradores diretos nas quatro unidades industriais do Estado e mais de 17 mil no Brasil. “Temos como propósito construir uma relação de confiança com todos os nossos consumidores. Temos marcas e produtos para todos os perfis de consumo. E no Ceará, Richester e Fortaleza, por exemplo, fazem parte do dia a dia das famílias estando presentes nas diferentes ocasiões de consumo”, conta Tiago Timbó, Gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

História
A M. Dias Branco surgiu quando a Padaria Imperial, fundada pelo imigrante português Manuel Dias Branco, mudou-se da Rua Visconde do Rio Branco, no Centro, para a Rua João Cordeiro, na Aldeota, onde fica hoje o hotel Praia Centro, transformando-se em uma padaria com uma pequena fábrica de biscoitos no segundo andar. Pouco tempo antes, seu filho Ivens, com apenas 17 anos, havia decidido trabalhar com o pai, convencendo-o a iniciar a produção dos biscoitos. Em pouco tempo foi necessário ampliar a produção, e a nova padaria ganhou o nome de Fortaleza para homenagear a cidade que havia acolhido a família com tanto carinho.

“A M. Dias Branco começou como uma padaria artesanal, e hoje somos uma grande empresa de alimentos cearense, que conquistou o Brasil estando presente em mais de 90% dos lares e, recentemente, expandindo sua atuação com a operação no Uruguai e exportando para mais de 40 países. Acompanhar essa evolução é motivo de orgulho para os cearenses”, conta Timbó.

Hoje, a companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; sete Moinhos de Trigo e duas Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Além de um portfólio todo adaptado às necessidades dos consumidores, a companhia realiza diversas ações para com o meio ambiente e sociedade, que refletem em seus compromissos ESG.

A partir da Agenda Estratégica ESG da Companhia, relançada em 2022, chamada de “Nossos Compromissos 2030”, a M. Dias Branco adotou metas públicas embasadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até 2030, que englobam os pilares do ESG: Cuidar do Planeta (E), Acreditar nas Pessoas (S) e Fortalecer Alianças (G).

“Como líder nacional em massas e biscoitos, sabemos que podemos ser exemplo a outras companhias. Hoje somos reconhecidos por nossas práticas sustentáveis, pela qualidade no ambiente de trabalho, pela transparência e ética na relação com investidores. Seguimos atentos para incorporar as melhores práticas de gestão do mercado e seguir evoluindo como organização. Estamos cientes do nosso papel de influenciar positivamente toda a sociedade, incluindo as empresas cearenses e brasileira”, conclui.