Iniciaram as inscrições para a 5ª edição do Germinar, programa voltado para inovação, responsável por selecionar startups e pesquisadores para se tornarem parceiros da companhia, a fim de colaborar com o desenvolvimento das áreas estratégicas, empreendedorismo e transformação digital.
Este ano, o programa traz um diferencial, o formato Innovation as a Service, organizado em um conjunto de ciclos, cada qual com cronograma e desafios específicos. O foco desse primeiro ciclo são os desafios de Inteligência no planejamento de Demanda/Vendas; Solução para diversificação da Matriz Energética; Otimização no processo de prototipação de produtos e embalagens.
Fernando Bocchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da M. Dias Branco, afirma que o projeto faz parte de um propósito maior. “O Programa Germinar gera ganho a todos do ciclo: startups, M. Dias Branco e sociedade. Oferecemos aos participantes a oportunidade de validar suas soluções por meio da execução de um Projeto-Piloto alinhado aos desafios. Ao longo dos anos, temos recebido diversos projetos que aderimos ao nosso processo em diferentes áreas”, explica o executivo.
O Programa
O Germinar tem como objetivo identificar oportunidades para gerar eficiência nas operações da M. Dias Branco, fortalecer a cultura de inovação, além de contribuir com o empreendedorismo e transformação digital. Baseado no método desenvolvido pela Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, o programa se organiza em conjuntos de ciclos. Cada ciclo abarca alguns desafios priorizados pela empresa e segue um cronograma específico.
“A organização desta edição em formato de ciclos traz ganhos estratégicos para a M. Dias Branco, que ampliará ainda mais sua proximidade com o ecossistema e permitirá que a empresa lance novos desafios ao longo do ano de forma estruturada. A metodologia aportada pela Innoscience, conectada ao conjunto de ativos da M. Dias Branco e suas marcas, faz com que o Germinar represente uma oportunidade para startups testarem e validarem suas soluções e tecnologias no contexto de uma grande empresa podendo, inclusive, gerar um contrato de fornecimento pós programa”, pontua Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience.
Histórico
A ideia do Programa Germinar nasceu em um processo iniciado no fim de 2017, com uma viagem de executivos da M. Dias Branco a polos de inovação globais, incluindo o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo. Inspirada pelos ganhos mútuos, a M. Dias Branco assumiu a responsabilidade de incentivar o fomento do foodtechs partir da conexão com startups.
A iniciativa começou em 2018, com o objetivo de encontrar novas formas de inovar estimular o crescimento das startups. Ao longo de sua história, o Programa Germinar já contou com 312 startups inscritas e 17 selecionadas para contratação, parceria ou investimento com a M. Dias Branco.
Para mais informações sobre o Programa Germinar 2023, acesse: germinarmdiasbranco.com.br