Janeiro Branco: “O que posso fazer diferente hoje?”

Com o início do ano, vêm as reflexões sobre mudanças e recomeços. Nesse contexto, a M. Dias Branco realizou sua campanha anual do “Janeiro Branco”, sob o tema: “O que posso fazer diferente hoje?”. O objetivo foi reafirmar o compromisso da Companhia com o cuidado contínuo da saúde mental dos colaboradores e a construção de ambientes com segurança psicológica.

A campanha teve como objetivo principal incentivar reflexões que impulsionam mudanças de comportamento e hábitos voltados ao bem-estar emocional, ao diálogo aberto e às relações de confiança. Não é apenas olhar para a saúde mental como um tema plural, é entender que esse cuidado faz parte da nossa prática institucional.

No decorrer de todo o mês, os times de RH das unidades protagonizaram atividades coletivas como: rodas de conversa presenciais, ações com parceiros do programa Colaborador Mais – conectados à pauta de saúde mental -, além de ações de conscientização que estimularam a escuta, o acolhimento e a redução de estigmas. Entendendo que as lideranças são essenciais nesse processo, um dos destaques da programação foi o workshop “Um convite para liderar a mudança”, direcionado especialmente aos líderes. A iniciativa apresentou ferramentas práticas com foco no fortalecimento da confiança, na qualidade das relações e na construção de um ambiente cada vez mais psicologicamente seguro, reconhecendo o papel fundamental dos líderes nesse processo.

As ações também contaram com publicações internas temáticas, quizzes, desafios culturais e encontros online, ampliando o alcance da campanha e estimulando a participação ativa dos colaboradores em diferentes formatos e contextos.

Fernanda Lopes, responsável pelo Levemente, programa de saúde mental da M. Dias Branco, ressaltou a intencionalidade do tema, que esteve diretamente ligado ao momento atual vivido pela Companhia: “Neste ano, escolhemos de forma muito intencional o tema ‘O que posso fazer diferente hoje?’. Em um ano de sustentação do nosso projeto de cultura, essa é uma reflexão que precisamos fazer todos os dias – no jeito de cuidar das pessoas, de nos comunicarmos e de construirmos um ambiente cada vez mais saudável e para todos.”

Fernanda destaca ainda a alta adesão e o impacto da campanha desse ano por parte dos colaboradores: “Percebemos como os colaboradores, de todos os níveis, recebem muito bem essas ações. Elas fortalecem o diálogo, geram identificação e mostram, na prática, que cuidar da saúde mental é uma prioridade compartilhada.”

Segundo ela, o Janeiro Branco deste ano não foi apenas uma campanha, mas o despertar da consciência coletiva de que promover saúde mental é um compromisso contínuo que se constrói nas pequenas atitudes, nas relações do dia a dia e nas escolhas feitas por cada pessoa e pela Organização como um todo.