M. Dias Branco integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 pelo quarto ano consecutivo 

Pelo quarto ano consecutivo, a M. Dias Branco está entre o seleto grupo de empresas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que passa a ter critérios cada vez mais rigorosos que vão desde a avaliação da reputação ESG até a abordagem de estratégia climáticas das empresas. O anúncio da 19ª carteira, realizado no dia 27 de dezembro de 2023, reúne 78 companhias, pertencentes a 36 setores, e está em vigor a partir deste mês. 

Com mais de 20 marcas em seu portfólio, dentre elas, líderes de mercado como Adria, Piraquê, Vitarella, Fortaleza, Jasmine e Isabela, a M. Dias Branco tem, desde 2013, com o lançamento da primeira Agenda Estratégica de Sustentabilidade, relançada em 2022, colocado os aspectos ESG cada vez mais em pauta. Além de integrar o ISE, a Companhia também mantém participação no ICO2 (Índice de Carbono Eficiente) e no IDiversa, que tem por objetivo destacar as empresas que mais valorizam a diversidade, ambos são mensurados pela B3. 

A atual agenda possui metas a serem atingidas até 2030, contemplando 15 temas prioritários, com base nos pilares ambiental (Cuidar do Planeta), social (Acreditar nas Pessoas) e de governança (Fortalecer Alianças). As metas incluem diversas temáticas como mudanças climáticas, embalagens sustentáveis, inclusão e combate à perda e ao desperdício de alimentos, entre outras metas que proporcionam valor tanto para a Companhia quanto para a sociedade. 

“Como líder nacional em massas e biscoitos, entendemos nosso papel de exercer uma influência positiva no mercado, servindo de exemplo para outras empresas. Temos metas ambiciosas até 2030 e a busca por alcançá-las vem promovendo grandes avanços em relação às práticas sustentáveis no nosso negócio. Então, estarmos novamente presentes na carteira ISE nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco. 

O ISE avalia diferentes práticas em seis dimensões: mudança do clima, capital humano, capital social, modelo de negócios e inovação, meio ambiente e governança corporativa e alta gestão. A cada ano, o questionário é aperfeiçoado, tornando-se cada vez mais rigoroso em seus critérios. “Participar deste processo tem sido importante para evoluirmos em nossas práticas de sustentabilidade ano após ano. Temos muitas áreas envolvidas. Deste modo, podemos dizer que a sustentabilidade é o próprio negócio pois está incorporado em toda a Companhia. Os temas priorizados na agenda de sustentabilidade são aqueles considerados fundamentais para a continuidade dos nossos negócios”, afirma Tiago. 

Ao longo dos últimos 10 anos, foi iniciada uma jornada em direção a um futuro ainda mais responsável e alinhado com as necessidades globais. Sendo assim, a M. Dias Branco busca fortalecer uma Cultura interna, com ações relacionadas ao tema. Uma das práticas que geram forte impacto positivo é o Encontro de Sustentabilidade, que este ano, em sua 6ª edição, teve como tema central os “10 anos da Agenda Estratégica de Sustentabilidade”, reforçando a importância da Sustentabilidade no negócio e impulsionando práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor da Companhia.