Entre os dias 20 e 24 de novembro, os colaboradores participaram da celebração dos 10 anos da Agenda Estratégica de Sustentabilidade da Companhia
Como forma de fortalecer a cultura de Sustentabilidade para os colaboradores e disseminar para o público geral as ações realizadas em prol de um desenvolvimento sustentável, a M. Dias Branco promoveu a 6ª edição do Encontro de Sustentabilidade, entre os dias 20 e 24 de novembro, de forma on-line, sob o tema central “10 anos da Agenda Estratégica de Sustentabilidade”.
O Encontro de Sustentabilidade é realizado anualmente pela M. Dias Branco para os públicos interno e externo, de fornecedores e parceiros a comunidades e consumidores. “A finalidade do encontro é criar uma cultura favorável e engajada com a nossa Agenda ESG e garantir a comunicação das boas práticas realizadas, fortalecendo o senso de pertencimento a uma empresa sustentável, que é socialmente responsável, ambientalmente correta e culturalmente diversa”, explica Thays Garcia, Coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco.
A Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco foi adotada em 2013, impulsionando práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor da Companhia. Em 2021, foi revisitada e, agora, conta com compromissos públicos a serem atingidos até 2030, buscando conectar mais fortemente as ações com as prioridades sociais, ambientais e de governança. E para tratar sobre os obstáculos e possibilidades do ESG para empresas, no último dia do evento (24), das 9h às 10h30, Orlando Nastri, executivo ESG com 10 anos de atuação em multinacionais, ministrou a palestra “ESG: desafios e oportunidades para as empresas”, aberta ao público, com transmissão ao vivo via Youtube da Companhia e certificado de participação.
“Há 10 anos, a M. Dias Branco se comprometeu, voluntariamente, em desenvolver a sustentabilidade no negócio. A partir da primeira Agenda Estratégica de Sustentabilidade da Companhia, foi iniciada uma jornada em direção a um futuro ainda mais responsável e alinhado com as necessidades globais. Hoje, a sustentabilidade é aplicada em diversas áreas da Companhia. Comemorando o marco de uma década de esforços, compartilhamos nossas realizações e destacamos a importância das sinergias com a agenda global de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU”, complementa Thays.
Agenda Estratégica de Sustentabilidade e dados
A partir do relançamento da Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco, que contempla 15 temas prioritários com base em três pilares que representam o ESG: Cuidar do Planeta, Acreditar nas Pessoas e Fortalecer Alianças, foi lançado um conjunto de 18 metas públicas, chamado de “Nossos Compromissos 2030”, embasadas nos ODS da ONU.
Por meio dos Grupos de Trabalho (GT), criados para viabilizar cada meta, a M. Dias Branco jáalcançou um patamar de 96,79% das embalagens plásticas de produtos acabados com potencial de serem recicláveis, redução em 65,63% do desperdício de alimentos (produtos acabados) em relação a 2021, mais de 2.320 toneladas de alimentos doadas ao longo de 2022, entre outros. Os principais marcos da Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco abrangem:
- 2013 – Lançamento da 1ª agenda;
- 2016 – Criação do Comitê Executivo de Sustentabilidade;
- 2019 – Adesão ao Pacto Global da ONU;
- 2020 – MDIA3 passa a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial;
- 2021 – Transformação do Comitê de Governança em Comitê ESG;
- 2022 – Revisão e lançamento da 2ª agenda;
- 2023 – Comemoração dos 10 anos da agenda de sustentabilidade.