TEVA Mulheres na Liderança: M. Dias Branco permanece em destaque no índice

Engajada em proporcionar uma maior equidade de gênero em todas as suas esferas, a M. Dias Branco (MDIA3) recebeu mais um reconhecimento. A Companhia continua a fazer parte da carteira do Índice TEVA Mulheres na Liderança, o primeiro índice do Brasil que seleciona as empresas com maior representatividade de mulheres na liderança, avaliado trimestralmente. No rebalanceamento de janeiro de 2024, a líder nacional em massas e biscoitos garantiu a 4ª posição do ranking de diversidade de gênero, com um score de 38,3.

Desde 2022, a companhia integra a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança, referenciado pelo fundo ELAS11, gerido pelo Banco Safra e listado para negociação na B3. É o primeiro estudo quantitativo da presença de mulheres na composição de conselhos, diretorias e comitês de todas as empresas brasileiras de capital aberto, que tem como objetivo chamar a atenção para a desigualdade de gênero em cargos de liderança no Brasil.

Segundo o indicador, mais de 30% das empresas não contam com nenhuma mulher no conselho. Enquanto isso, a M. Dias Branco possui, atualmente, 40% do Conselho de Administração sendo mulheres. Em toda a Companhia, com mais de 17 mil funcionários, 24% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência.

“Desde nosso surgimento, há 70 anos, temos estabelecido uma cultura de respeito às diferenças e o propósito de gerar as mesmas oportunidades, e queremos seguir nessa direção”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco. O executivo ainda ressalta as metas estabelecidas acerca do tema presentes na Agenda Estratégica de Sustentabilidade. “Temos como objetivo possuir 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. Termos um número expressivo de mulheres no Conselho de Administração, a mais alta instância de decisão da M. Dias Branco, é uma forma de mostrar o quanto acreditamos na importância de uma empresa – e sociedade – com condições de igualdade entre homens e mulheres”, completa.

Segundo o executivo, a companhia segue desenvolvendo ações para avançar rumo à meta. “Temos um calendário de ações que sensibiliza toda a companhia sobre a importância da equidade de gênero. Realizamos treinamentos com as lideranças, abordamos o tema em palestras abertas para todos os colaboradores, capacitamos o time de recrutamento e seleção para incorporar práticas que tiram os viéses inconscientes do processo seletivo e também temos um programa de mentoring para desenvolver a média liderança feminina que podem ser futuras gerentes. Esses são exemplos de trabalhos de base que estamos fazendo para entregar esse compromisso que fizemos com a sociedade”, afirma Tiago Timbó.

Para Luciane Sallas, diretora executiva de Investimento e Planejamento Financeiro da M. Dias Branco, é muito gratificante poder exercer um papel de liderança feminina na Companhia. “Aqui, nós realmente acreditamos na importância dessa diversidade. Me sinto à vontade em trabalhar em um ambiente onde minhas opiniões são respeitadas e onde meus colegas enxergam que somos iguais intelectualmente. Também porque tenho a oportunidade de receber muitos feedbacks de jovens que se inspiram na relevância do meu papel e no equilíbrio que demonstro sobre a profissão de executiva e a vida pessoal, como mãe, filha, esposa”, comenta.

Signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a companhia reforçou o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de sua Agenda Estratégia de Sustentabilidade, sendo a meta feminina aderente ao ODS 5 do Pacto Global da ONU: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.