Relatório Anual
Integrado 2021

Pelo 8º ano consecutivo, apresentamos nosso Relatório Anual Integrado e, desde 2014, consideramos a divulgação unificada das ações nos aspectos ESG (do inglês, environmental, social and governance, que significa ambiental, social e governança).

Esta edição apresenta informações de mercado, econômico-financeiras, operacionais e socioambientais referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. As diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative) guiaram a elaboração do conteúdo, que segue o padrão Standard, opção essencial.

Os temas materiais, definidos na Agenda Estratégica de Sustentabilidade para o ciclo 2014-2021, orientaram os indicadores reportados. Ao longo do ano de 2021, revisitamos, por meio de um processo de materialidade e escuta de stakeholders, os novos temas prioritários para o ciclo 2022-2030.

A apuração dos indicadores financeiros atende a padrões internacionais de contabilidade, aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais a M. Dias Branco é signatária, também foram referências importantes para a elaboração do conteúdo. A KPMG, auditoria externa, assegurou a veracidade e a credibilidade dos dados.

Acesse o relatório na íntegra

Relatório Anual Integrado 2021 - Versão Português

Relatório Anual Integrado 2021 - Versão Inglês

Principais destaques do ano

Indicadores M. Dias Branco 2021

Desempenho econômico-financeiro

  • A M. Dias Branco atingiu receita líquida de R$ 7,8 bilhões em 2021
  • Aumento do preço médio no período em 25,8%
  • Volume de vendas de 1.702,9 mil toneladas
  • Ebitda de R$ 683,9 milhões
  • Margem Ebitda de 8,8%
  • Lucro líquido de R$ 505,0 milhões
  • Capital Humano

  • Número de Colaboradores: 15.596
  • Investimentos em Capital Humano de R$ 304,6 milhões
  • Média de horas de treinamento de 29,91
  • Taxa de frequência (TF) de acidentes: 0,68
  • Taxa de gravidade (TG) de acidentes: 13,53
  • Capital Social

  • R$ 26,5 milhões de investimento social
  • 152 entidades apoiadas com doações mensais
  • Apoiamos 100% das comunidades do entorno das unidades industriais com doações de alimentos, totalizando 4.309 toneladas de alimentos que beneficiaram pessoas de todas as faixas etárias em todas as regiões do País
  • Implantamos o Programa Fábrica de Voluntários, estimulando o trabalho de consultoria organizacional fornecida por colaboradores de áreas técnicas, como: Estratégia, Educação Corporativa e Comunicação, em instituição apoiada
  • Como parte do programa de voluntariado, realizamos uma ação de limpeza de mangue e plantação de mudas no entorno da nossa unidade em Salvador/BA, em referência ao Dia Mundial da Limpeza
  • Em parceria com o Senai, a Companhia forneceu capacitação gratuita para as comunidades do entorno de quatro unidades: duas em Fortaleza/CE; uma em Salvador/BA e uma em Jaboatão dos Guararapes/PE. Ao todo, foram 75 pessoas capacitadas em cursos como: Eletricista Industrial, Assistente Administrativo, Assistente de Produção e Assistente de Logística
  • Somos participantes do Movimento Todos à Mesa, que objetiva combater o desperdício de alimentos a partir da redistribuição de excedentes e de iniciativas de doação, além do estímulo a discussões sobre como ampliar o marco regulatório das doações
  • Capital Natural

  • R$ 12,1 milhões de investimentos em gestão ambiental
  • Intensidade energética - GJ/tonelada produzida
  • Índice de reciclagem de 90,9%
  • Índice de reúso de água de 9,6%
  • Capital Intelectual

  • R$ 14,2 milhões de investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento


  • Valor realizado com adição de nutrientes em relação à receita total (23,55%)
  • Capital Manufaturado

  • 16 indústrias de alimentos, 7 moinhos de trigo, 28 centros de distribuição e 204 veículos da frota própria
  • Canais de venda por região

    Mantivemos a estratégia de diversificação geográfica das vendas. Em 2021, 64,1% das vendas ocorreram na área de Defesa (regiões Norte e Nordeste) e 33,9% na área de Ataque (regiões Sul, Sudeste e Centro- Oeste). Já as exportações representaram 2,0% das vendas, mantendo um padrão elevado, em linha com a estratégia, e alcançando 46 países (44 em 2020).

    Selecione a região do mapa para verificar os indicadores:

    Participação no mercado