Aterro zero: Jasmine conquista reconhecimento pelo tratamento integral de resíduos

Com o alcance da meta “Aterro Zero”, a marca da M. Dias Branco deixou de dispor uma média de 40 toneladas de resíduos por ano em aterros, contribuindo com a redução de impactos ambientais

A fábrica da Jasmine Alimentos, localizada em Campina Grande do Sul, no Paraná, alcançou seu compromisso de destinar 100% dos resíduos de forma sustentável ao longo de 2022, atingindo o “Aterro Zero”. A prática inclui o direcionamento de todos os resíduos gerados em unidade fabril para reutilização e reciclagem dos materiais, gerando destinações mais circulares, além do reaproveitamento e enobrecimento de substratos. Com a concretização e o alcance da meta Aterro Zero, a Jasmine deixou de dispor uma média de 40 toneladas de resíduos por ano em aterros, contribuindo com a redução de impactos ambientais causadas por esses substratos.

Sabendo da importância da gestão ambiental nos últimos anos, a M. Dias Branco tem como proposta reduzir a zero a quantidade de resíduos enviados para aterros em todas as suas operações até 2030, visando estimular e desenvolver ações concretas com o objetivo de reduzir os impactos ambientais. A empresa entende que, ao destinar os resíduos para tratamentos diferentes, fomenta a implantação de uma economia circular forte, contribuindo para a redução da extração de matérias-primas diversas. Nesse contexto, a companhia evidencia o comprometimento com o meio ambiente por meio de suas marcas.

Sandra Serena, gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Jasmine, explica que a M. Dias Branco busca continuamente se adequar aos pilares da sustentabilidade. “Avaliamos e controlamos todos os seus aspectos e impactos ambientais gerados na cadeia produtiva. Por isso temos essa gestão de resíduos denominada ‘Aterro Zero’, em que implementamos novas práticas para homologar fornecedores capacitados e licenciados para a reciclagem e destinação correta dos materiais. Além disso, temos uma equipe técnica multidisciplinar e profissionais altamente qualificados e capacitados, que buscam sempre atender aos requisitos legais aplicáveis, bem como inovar em suas ações”, conta a executiva.

Sandra comenta, ainda, que a marca Jasmine tem como fontes de inspiração a natureza, a criatividade e a inovação. “Acreditamos que nossas ações impactam diretamente a produção dos alimentos que são saborosos, saudáveis, e contribuem para a valorização e o respeito ao meio ambiente”, conclui.