Reconhecimento da B3 reforça compromisso com a diversidade na M. Dias Branco

Criado em 2023, o IDIVERSA B3 é o primeiro índice da América Latina a premiar empresas listadas pelo seu compromisso com a diversidade.

Pelo terceiro ano consecutivo, a M. Dias Branco conquista o reconhecimento do IDIVERSA B3, o primeiro índice de diversidade da América Latina, criado pela B3. Neste ano, o índice segue destacando empresas que promovem maior representatividade de grupos sub-representados, como mulheres, indígenas e pessoas negras (incluindo pardas).

Lançado em 2023, o IDIVERSA B3 reconhece companhias com as melhores práticas, avaliadas por meio do Score de Diversidade, ferramenta que mede o alinhamento das empresas com a pluralidade da população brasileira.

Como uma das maiores indústrias de alimentos do País, a M. Dias Branco reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão dentro de sua Agenda Estratégica ESG, alinhada aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Signatária do Pacto Global da ONU desde 2020, a Companhia tem como meta aumentar para 40% a representatividade feminina em cargos de liderança até 2030.

Conforme Fabiana Prado, gerente de Cultura e Clima Organizacional, “Atualmente, 28.8% das posições de liderança na Companhia são ocupadas por mulheres, com 42,8% do Conselho de Administração composto por elas”. Fabiana ressalta ainda que desde 2022, a M. Dias Branco faz parte do índice TEVA Mulheres na Liderança. “A empresa também criou o Comitê de Diversidade e lançou a Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão (DE&I) em 2021, além de iniciativas como a Semana da Diversidade, o podcast PODiverso, o Conexão Mulher e a acessibilidade do site em Libras”, revela a executiva.

Sobre o IDIVERSAB3

O IDIVERSA B3, desenvolvido pela Bolsa de Valores, avalia a diversidade em empresas de capital aberto com base em dados do Formulário de Referência (FRE) e no Score de Diversidade B3. O score leva em conta informações do IBGE e aplica pesos a categorias como Conselho de Administração, diretoria, liderança e não-liderança, comparando a representatividade desses grupos com a da população brasileira.

O resultado reflete o grau de alinhamento da Empresa com a diversidade da sociedade. O IDIVERSA B3 integra importantes indicadores ESG, como o ISE B3 (sustentabilidade), IGPTW B3 (melhores empresas para trabalhar) e ICO2 (monitoramento de créditos de descarbonização), consolidando a M. Dias Branco como líder na agenda de diversidade no mercado brasileiro.

Entre os critérios avaliados, destacam-se as 5 notas mais altas da empresa em 2025:

  • Tratamento igualitário independentemente de cor/etnia. (90)
  • Respeito independentemente da orientação sexual.
  • Ambiente de respeito independente de gênero. (89)
  • Orgulho dos colaboradores em trabalhar na companhia.
  • Respeito independentemente da idade.