Mudanças Climáticas

Iniciativa

e compromisso ambiental

Para nós, cada sonho é como uma semente, que precisa ser nutrida, cultivada e protegida para florescer. Nosso compromisso de gerenciar os impactos ambientais e promover o uso eficiente dos recursos naturais é renovado diariamente. Por isso, o tema Mudanças Climáticas é um dos temas prioritários na Agenda Estratégica ESG da Companhia que têm como um de seus objetivos construir uma jornada para um futuro de baixo carbono a partir de um Plano de Transição Climática detalhado no Programa Descarbonize.

Em 2023, tivemos um marco na jornada da descarbonização que foi o lançamento do Programa Descarbonize, composto por uma base sólida e dez pilares que traduzem as principais ações previstas no plano de transição da Companhia.

Os dez pilares são regidos pelo Compromisso e Transparência nas Informações, Riscos e Oportunidades Climáticas, Inovação e Desenvolvimento das nossa lideranças.

Veja a seguir cada um dos pilares:

Pilares

1

Transição para uma matriz elétrica renovável

2

Redução da Intensidade de Carbono nas Unidades Industriais

3

Transição para uma nova matriz de combustíveis renováveis

4

Desenvolvimento de produtos de Baixo Carbono

5

Desenvolvimento de fornecedores de ingredientes e embalagens sustentáveis

6

Integração dos Processos

7

Engajamento da cadeira de Valor

8

Investimento Financeiro com Impacto Positivo

9

Influência Positiva e com Impacto

10

Desenvolvimento de operações sustentáveis na logística

Transição para uma matriz elétrica renovável
Riscos e Oportunidades Climáticas
Inovação
Desenvolvimento das lideranças

O programa descarbonize é um programa desenvolvido para toda a Companhia e que envolve toda a cadeia de valor. Este programa tem como objetivo a mitigação e adaptação às Mudanças Climáticas. Um dos indicadores de sucesso do Programa Descarbonize é a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), tendo o ano de 2020 como base, incluindo os Escopo 1 e Escopo 2 (abordagem de compra).

O inventário de gases de efeito estufa (GEE), que segue a metodologia do GHG Protocol Brasil, abrange, desde 2020, os escopos 1, 2 e 3 e é verificado por empresa de terceira parte, reforçando nosso comprometimento com a transparência e a confiabilidade das informações. Essa área tem ainda um papel relevante na disseminação das melhores práticas e no aprimoramento do sistema de governança, contribuindo, também, na propagação de conhecimento aos agentes de governança.

Práticas e Projetos

Para atingir os objetivos do Programa Descarbonize, estamos investindo em práticas e projetos que incluem:

Projetos de transição da matriz elétrica para energia renovável e rastreável

Pesquisas e investimentos em projetos de transição para combustíveis renováveis

Redução das emissões nos processos produtivos com unidades piloto e planos de descarbonização específico

Desenvolvimento da cadeia de valor, a partir do Programa InPacto

Desenvolvimento de iniciativas nas estruturas de embalagens e cadeia de fornecedores

Desenvolvimento de ações direcionadas para produtos de baixo carbono

Redução da destinação de resíduo para aterro

Alocação de recursos financeiros em projetos e iniciativas que proporcionem benefícios ambientais e econômicos para uma transição de baixo carbono

Investimentos em ações de preservação da floresta, contribuindo para a manutenção do estoque e sequestro de CO2e

Produto de baixo carbono

A M. Dias Branco vem avançando na sua estratégia de descarbonização que engloba todas as unidades produtivas e cadeia e valor, onde os resultados acompanhados são os de redução absoluta das emissões de gases de efeito estufa (tCO2e) e intensidade carbono (tCO2e/ton produzida), desde o ano de 2020.

Como mais um passo para esta jornada iniciamos o projeto piloto de um produto Carbono Neutro com foco na unidade, localizada em Campina Grande do Sul - PR, referência em produtos saudáveis.

A operação escolhida para o cálculo da pegada de carbono foi a linha de Granolas da marca Jasmine.

Conheça mais sobre o assunto

O que é a Pegada de Carbono?

A Pegada de carbono é a forma de quantificar o impacto das entradas, processos produtivos e saídas de um sistema de produto ao longo do seu ciclo. Esta quantificação acontece a partir do cálculo da emissão de gás carbônico (CO2) além do seu ciclo de vida.

  O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases presentes na atmosfera e faz parte dos chamados Gases de Efeito Estufa (GEE).

A M. Dias Branco vem avançando na sua estratégia de descarbonização, que engloba todas as unidades produtivas e cadeia de valor.

A Unidade de Campina Grande do Sul, onde a linha de granolas é produzida, vem desenvolvendo, ao longo dos anos, ações ambientais com impacto na redução das emissões de gases de efeito estufa, que incluem:

  • Zero destinação de resíduos para aterro, o que significa que todos os resíduos tem algum tipo de reaproveitamento.
  • Redução da geração de resíduos;
  • Utilização de 100% de energia renovável na sua matriz elétrica;
  • Implantação de logística reversa para embalagens pós consumo em parceria com a “Eu reciclo”, com rastreabilidade e informações sobre quais materiais foram reciclados;
  • Realização de ações de eficiência energética com impacto no abatimento de carbono.
  • Realização de capacitação para as lideranças, responsáveis pelo processo de tomada de decisão, incluindo os conceitos de descarbonização;
  • Implantação da gestão de gases refrigerantes utilizados no processo produtivo.

As emissões, ainda não eliminadas, existentes em cada granola e calculadas na pegada de carbono foram multiplicadas pelo volume produzido e compensadas 100% com apoio ao projeto REDD+ Jari Pará. O projeto escolhido para a neutralização conta com uma combinação de atividades, desde o manejo sustentável e a promoção do agroextrativismo, respeitando a floresta e provendo emprego e renda para famílias do Vale do Jari. 

O projeto do produto Carbono Neutro por compensação também está alinhado com o pilar de investimento com impacto positivo. Pois entendemos que o apoio a projetos relacionados a reflorestamento e à manutenção da floresta em pé, e consequentemente na redução do desmatamento que impacta diretamente na redução das emissões de gases de efeito estufa globais. 

Os créditos de carbono são gerados a partir de projetos que promovem a preservação e restauração de áreas naturais, garantindo que o impacto gerado seja revertido, por exemplo, na conservação de florestas. Através da utilização destes créditos ,certificados, é possível  que empresas neutralizem suas emissões de CO2.

Parceiros e certificações