A M. Dias Branco já capacitou, desde julho de 2021, cerca de 2.500 vendedores e promotores de venda, transmitindo, de forma imersiva e inovadora, o conceito de “Loja Perfeita”, que estabelece um novo padrão de execução dos produtos no ponto de venda. Em um ambiente virtual imersivo e coletivo, onde as pessoas realizam atividades guiadas por um avatar 3D customizado, a loja da companhia, criada no Metaverso, é a primeira dedicada a treinamento voltado para o varejo.
Mauro Alarcon, diretor de Tecnologia de Informação da M. Dias Branco (CIO), conta que chegou à empresa em julho de 2020, em plena pandemia, tendo como um dos desafios apoiar o amadurecimento da área de Trade Marketing na Academia de Vendas criada pela companhia. “O primeiro pilar da evolução da empresa no trade foi baseado na cultura de vendas (sell out), com a capacitação da equipe. O projeto da Loja Perfeita é uma iniciativa que treina adequadamente vendedores e promotores de venda, de maneira didática, atrativa e ágil, com facilidade de acesso via smartphone, sem necessidade de óculos 3D e de maneira democrática e acessível a todos”, pontua o executivo.
Hoje, há quatro módulos de treinamento disponíveis, com mais de 12.500 horas de capacitação da equipe comercial. O módulo 1 apresenta a execução básica e indicadores; o módulo 2 é focado em canais e no entendimento do shopper; o módulo 3 apresenta o Metaverso da Loja Perfeita e o Módulo 4 é focado em benchmarking e business. “Conseguimos medir exatamente qual é o grau de conhecimento de cada participante e evoluir para conteúdos personalizados”, explica o executivo.
Pioneira no uso do Metaverso no treinamento de profissionais de vendas, a M. Dias Branco contou com o apoio da 4Dmais, empresa especializada em tecnologias imersivas, para criar o ambiente virtual. “Todo o ambiente é interconectado com a realidade da empresa, seja para a compra de produtos ou capacitação dos promotores de venda responsáveis pela disposição dos produtos da M. Dias Branco nas gôndolas”, explica Kedma Tolentino, CEO da 4Dmais. “Hoje percebemos no mercado um movimento de busca de iniciativas similares”, completa.
Felipe Rama, Head de Trade Marketing da M. Dias Branco, ressalta que houve ganhos também para os varejistas. “No varejo, a estratégia é baseada no comportamento do consumidor, o chamado shopper. Com a execução estratégica e aprimorada, a venda se torna mais qualificada também”, explica o executivo. Ele ressalta que, além da formação profissional, o treinamento oferecido pela M. Dias Branco permite a identificação das dificuldades de entendimento e dos desafios dos profissionais, seja por canal, estado e até mesmo região do Brasil.
O próximo passa será incluir no sistema a categoria de saudabilidade, por conta das últimas aquisições realizadas pela companhia (Latinex e Jasmine), e uma possível democratização e expansão do conceito da Loja Perfeita para capacitação de pequenos varejos e da equipe de vendas indiretas, liderada pelos distribuidores.