Companhia inova ao escalar manutenção preditiva online em 12 plantas e avança 5 anos em 1 na digitalização, em parceria com a Tractian
A M. Dias Branco moderniza sua gestão ao implementar a manutenção preditiva online em escala corporativa e multiplantas, em parceria com a Tractian, empresa que oferece soluções integradas para monitoramento de ativos industriais, operações físicas e gestão de manutenção.
A preditiva online, técnica de manutenção utilizada para prever falhas em equipamentos por meio de sensores e dados, tem sido, há alguns anos, um dos projetos-alvo da área de Inovação e Indústria da M. Dias Branco, como forma de monitoramento e prevenção de incidentes, além de melhorar a rotina e processos de manutenção.
“Mais do que uma ferramenta, a nova iniciativa é essencial para superar o desafio da confiabilidade em múltiplas plantas, exigindo a adoção de tecnologia, a padronização de processos e o engajamento de equipes em 12 plantas”, conta Thiago Eloi Correa Lima,especialista de Manutenção da M. Dias Branco.
Solução e impactos
Como forma de padronizar a manutenção entre as plantas e aumentar a previsibilidade operacional, a M. Dias Branco decidiu implementar o monitoramento preditivo online com sensores inteligentes, analytics avançados e integração de dados multiplantas.
Em conjunto com a Tractian, o projeto envolveu o mapeamento da criticidade de ativos, definição das fases de rollout e personalização da solução às necessidades de cada planta.
Os impactos foram: redução de falhas críticas e intervenções emergenciais, maior disponibilidade dos ativos e eficiência operacional, unificação de processos e fortalecimento da inteligência corporativa, e conformidade de 12 plantas em 12 meses.
Como resultado, a digitalização da manutenção avançou 5 anos em 1, antecipando ganhos estratégicos e permitindo que a Companhia foque na evolução dos próximos pilares da Indústria 4.0.
“Não tivemos apenas a implementação de uma tecnologia, mas uma mudança na governança da manutenção, um novo padrão de gestão industrial. A confiabilidade operacional passou de um conceito para um padrão mensurável e escalável”, esclarece o especialista. Para ele, “a digitalização da manutenção foi um pilar essencial dentro do roadmap de Indústria 4.0 da M. Dias Branco”.
Indústria 4.0
A M. Dias Branco está focada no futuro, buscando otimizar o uso da tecnologia, em busca de uma jornada de transformação digital. Nesse sentido, tem investido, por exemplo, em parcerias com startups, por meio do Programa Germinar, projeto de inovação da Companhia, que já está na quinta edição. Desde 2018, o Germinar seleciona startups e pesquisadores para se tornarem parceiros da Companhia a fim de colaborarem com o desenvolvimento de áreas estratégicas. Mais de 310 startups já foram avaliadas pelos organizadores do programa e mais de 15 já foram selecionadas para contratação, parceria ou investimento da M. Dias Branco.