M. Dias Branco proporciona Semana da Diversidade para os seus colaboradores em todo Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o slogan “Essa mistura é para todos”, Companhia realizou podcast, oficinas, live, workshop e palestras do dia 12 a 16 de agosto, com atividades on-line e presenciais

Por que falar de diversidade, equidade e inclusão? Para a M. Dias Branco, que tem o respeito como um de seus valores, os conceitos trazem a singularidade e importância de cada indivíduo. A relevância do tema para a Companhia é tal que, há 03 anos, criou a Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, com diretrizes e regras de boa convivência para colaboradores e prestadores de serviço. Como forma de reforçar a temática, a Empresa promoveu a Semana da Diversidade, do dia 12 a 16 de agosto, com podcast, oficinas, live, workshop e palestras em unidades da Companhia em todo País, de forma on-line e presencial, para quem não possui acesso à internet.

Oficina presencial sobre Grupos Minorizados

Abrindo a semana, o especialista em DE&I, Victor Lambertucci, conduziu a live “Saboreando a diferença: a importância da diversidade e o compromisso com os Direitos Humanos”. No mesmo dia, a oficina “Todos os tons da Diversidade: reconhecendo e combatendo os vieses inconscientes” aconteceu nas unidades Eusébio, Maracanaú, Moinho Dias Branco e GME.

No dia 13, foi a vez de Noah Scheffel – Consultor em Diversidade e mentor em liderança inclusiva, oferecer o workshop “Comunicação inclusiva e não violenta”. No mesmo dia, aconteceu a oficina presencial “Comunicação para todos: iniciação a Libras”, nas mais diferentes unidades da Companhia em todo o Brasil.

No terceiro dia, foi realizado um evento de Capacitação, exclusivo para os 754 colaboradores com deficiência da Companhia, ministrado por Vinicius Schmidt, sob o tema “Carreira sem barreira”. No mesmo dia, Djalma Scartezini, jornalista e CEO da Reis – Rede Empresarial de Inclusão Social, deu palestra sobre “Além das Barreiras: estratégias para inclusão de pessoas com deficiência”. Ainda no dia 14, ganhou relevância a oficina presencial “Diverso somos todos: orientações gerais sobre os grupos minorizados”.

Dia 15, a palestra “Criando um ambiente psicologicamente seguro para todos” foi ministrada por Fernandda Lopes, integrando da área de Cultura e Clima Organizacional da M. Dias Branco. Ainda, a volta da oficina “Todos os tons da Diversidade: reconhecendo e combatendo os vieses inconscientes” para as demais unidades.

Para encerrar a Semana da Diversidade, o podcast trouxe “Conexões criativas: explorando a diversidade na inovação”, debatendo os temas: como a diversidade de perspectivas pode influenciar a criatividade e a inovação; quais são os benefícios práticos de equipes diversificadas; qual o papel da inclusão na promoção de um ambiente propício à inovação; e como líderes podem incentivar e apoiar a diversidade para melhorar a inovação em suas organizações.

Oficina de Iniciação a Libras

A Companhia ainda promoveu um concurso cultural, em que o colaborador deveria postar uma foto participando da Semana da Diversidade com uma frase contendo a palavra respeito. As melhores frases foram selecionadas e o colaborador ganhou um kit “Mistura para todos”.

Diversidade na M. Dias Branco

A área de Diversidade da M. Dias Branco existe há 3 anos e segue em desenvolvimento. Para tratar o tema, a Companhia criou o Comitê de Diversidade, representado por áreas estratégicas, que possuem reuniões mensais com gerentes para análise do andamento da temática em cada setor, trabalhando com base na Política de Direitos Humanos da Companhia. “A Política de Direitos Humanos da M. Dias Branco declara o nosso compromisso em proteger os direitos humanos, a diversidade e a inclusão, bem como em incentivar a cadeia de valor na adoção de boas práticas. Este documento está alinhado à missão, visão e valores e reforça os compromissos assumidos na Política de Compliance, no Código de Ética e na Política de Sustentabilidade”, explica Fabiana Prado, gerente de Cultura e Clima.

O material traz, de forma detalhada, o que não se deve fazer em relação às minorias, pronomes a serem utilizados de forma correta, questão de uso de banheiros, dentre outros temas. “Todos os anos, a nossa Política de Direitos Humanos é revisada. Isso porque não se trata de algo passageiro, o que é justamente o diferencial da Companhia sobre a temática, queremos que essas questões continuem sendo trazidas à tona com a seriedade que merecem”, diz Fabiana.

Para complementar a Política de Direitos Humanos da Companhia, a M. Dias Branco oferece materiais informativos sobre capacitismo e expressões racistas aos colaboradores e, até mesmo, para a liderança, sob os pilares da Companhia, que englobam pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, diversidade étnico racial e equidade de gênero.