Vendas para o exterior da M. Dias Branco crescem 278,2% em receita bruta e alcançam 44 países

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Após diversificar mix de produtos para o mercado externo, a Companhia cresce em volume e relevância no setor, alcançando 33,5% de share exportação

A M. Dias Branco cresce também no mercado externo. Em 2020, as vendas para o exterior da companhia apresentaram receita bruta de R$ 235,2 milhões, ou seja, 278,2% acima da performance de 2019. Os números refletem a chegada da Companhia em 44 países e a assertividade na estratégia, que prevê o lançamento de produtos específicos para exportação e diversificação das categorias exportadas, que antes era restrita somente a biscoitos, massas e margarinas. No ano passado, representamos 33,5% do share exportação brasileiro, com 62% do total de farinhas exportado, de acordo com o Comexstats, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O foco de atuação se mantém nas Américas e na África.

Para a entrada no setor de farinhas, a companhia criou produtos específicos para as necessidades dos consumidores dos mercados externos. O produto apresenta qualidade e economia, características valorizadas regionalmente, assim como adequação regulatória das embalagens.

Além de farinhas, os produtos mais vendidos pela M. Dias Branco foram massas e margarinas, sendo que biscoitos, torradas e misturas para bolos também cresceram em volume, receita e rentabilidade, mantendo a relevância para o negócio.

A M. Dias Branco está presente nos cinco continentes, em todas as regiões. “Nosso principal mercado continua sendo a América do Sul, com uma atuação focada em oportunidades de crescimento para a companhia e nas necessidades dos consumidores locais. O cuidado ao desenvolver produtos demandados localmente é o que estimula o crescimento constante da companhia, que ampliou a atuação de 35 para 44 países entre 2019 e 2020”, explica César Reis, nosso Diretor de Exportações.

Nos últimos anos, a Companhia tem investido fortemente em exportação, visando fortalecer ainda mais as suas marcas globalmente, além de diversificar a atuação internacional, conquistando novos mercados. Exatamente para atender à necessidade de crescimento no mercado externo, a companhia tem usado recursos da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento para desenvolver produtos específicos para exportação. Desta forma, foram também criadas margarinas tropicalizadas, um creme vegetal sabor manteiga, com atributos sensoriais similares à versão tradicional, mas sem necessidade de refrigeração. O produto possui também o sistema de Cover Seal para fechamento da embalagem, característica que garante a inviolabilidade. O sucesso da inovação foi tamanho, que a companhia ampliou o portfólio com uma versão do creme vegetal com maior teor de lipídios, ideal também para cozinhar.

Em um contexto de pandemia global, esse crescimento expressivo é resultado da estrutura consolidada da área de exportações. O executivo explica os impactos e as oportunidade que a Covid-19 trouxe para a empresa. “Seguindo as diretrizes de segurança estabelecidas pela companhia, o time de exportação atuou remotamente, deixando de viajar, de maneira que o relacionamento pré-estabelecido foi fundamental. Além disso, o investimento realizado desde 2016 na estrutura da área, o que inclui os departamentos de suporte, que vão desde logística a Pesquisa & Desenvolvimento para a criação e adaptação de produtos certeiros para as necessidades de mercados diversos, foi fundamental para o sucesso da companhia”, ressalta Reis.

No ano passado, a M. Dias Branco participou de duas feiras presenciais, a ISM, em Colônia, na Alemanha, e a Gulfood, em Dubai, nos Emirados Árabes. As demais oportunidades de exposição e divulgação internacional foram em fóruns e rodadas de negócio virtuais, focados em diferentes canais e mercados.

Para atender ao mercado externo, a Companhia possui certificações internacionais, como Halal, qualificando-se para exportar seus produtos para o mercado islâmico. Além disso, o portfólio conta com certificações que atestam qualidade, segurança alimentar, do trabalho e do meio ambiente, como a FSSC 22000, que abrange todo o sistema de gestão da segurança de alimentos, reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI).