Guia da M. Dias Branco para mídias sociais

As redes sociais são excelentes para expressar opiniões, manter contatos pessoais e profissionais, obter informações, aprender e se divertir. A M. Dias Branco entende esses benefícios e apoia seus colaboradores no uso responsável das mídias sociais. Como se sabe, a internet possui um alcance global e uma publicação mal colocada pode chegar a milhares de pessoas em segundos. Além disso, por sermos colaboradores da M. Dias Branco, facilmente as pessoas podem vincular as publicações pessoais à imagem da Companhia.

Portanto, elaboramos este guia com orientações simples que nossos profissionais devem seguir sempre que mencionarem, comentarem, publicarem ou compartilharem conteúdos envolvendo a M. Dias Branco. Periodicamente, podemos atualizar este guia. Caso você possua sugestões de melhoria, utilize os canais abaixo. Suas contribuições serão muito bem-vindas!

Contatos da Gerência de Comunicação Corporativa:

  • (85) 4005-5868 ou 4005-2781
  • comunicacao@mdiasbranco.com.br

 

Ética também vale nas mídias sociais – O Código de Ética é um documento que vale para nossos colaboradores em todas as situações, inclusive nas mídias sociais. O exercício da liberdade de expressão deve ser pautado pelos princípios da legalidade e da ética. Não participe de qualquer interação nas mídias sociais que estimule ações criminosas como pirataria, violação de direitos autorais, assédio moral, discriminações de qualquer natureza, falsa identidade, discurso de ódio etc.   

 

 

 

Todos querem sair bem na foto– É permitido publicar fotos e vídeos em eventos, reuniões de trabalho, confraternizações, entre outras situações dentro da Companhia. Não são permitidas fotos e vídeos nas áreas de fabricação dos produtos por questões de segurança industrial. É importante que as pessoas mostradas estejam de acordo com a publicação de suas imagens. E, claro, antes de publicar, analise se a cena não expõe seus colegas ou prejudica a imagem da M. Dias Branco.

 

 

 

Curta ao máximo os nossos perfis oficiais – Somente os setores de Comunicação Corporativa e de Marketing podem criar perfis, páginas e grupos em nome da M. Dias Branco, bem como utilizar as imagens das marcas corporativas e de produtos. Sua participação é muito bem-vinda nas nossas páginas oficiais. Pode compartilhar, curtir e comentar à vontade. Ajude-nos denunciando perfis falsos nas mídias sociais e evite participar de grupos que mencionem o nome da empresa sem autorização.

 

 

Compromisso com o sigilo e a transparência – Por sermos uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores, nossos resultados financeiros só podem ser divulgados em períodos determinados. Portanto, mantenha em sigilo as informações relevantes que ainda não tenham sido divulgadas publicamente. Evite compartilhar textos, imagens e vídeos que são confidenciais, como dados apresentados em reuniões, por exemplo. Só divulgue informações que já foram publicadas em fontes oficiais da Companhia.

 

 

 

Roupa suja se lava em casa – Nossos problemas devem ser tratados internamente. Se você possui críticas à estrutura, processos ou pessoas da M. Dias Branco, discuta e resolva os assuntos internamente, por meios dos canais que a empresa disponibiliza, evitando exposição desnecessária a você e à empresa.

 

 

 

Identifique-se corretamente – Você pode mencionar em seu perfil que trabalha na M. Dias Branco. Isso reforça a necessidade de cuidar da forma como você se comporta e com os conteúdos que publica. Lembre-se de manter suas informações nas redes sociais sempre atualizadas. No LinkedIn, por exemplo, ao vincular seu nome ao da Companhia, utilize M. Dias Branco, com iniciais maiúsculas e com a nossa logomarca. 

 

 

 

Não fale em nome da empresa – Você pode falar SOBRE a empresa, mas não PELA empresa. Somente nossos perfis oficiais estão autorizados a se manifestar em nome da M. Dias Branco. Se você identificar alguma demandas de clientes e consumidores, avise a equipe do SAC pelo e-mail sac@mdiasbranco.com.br.

Em nossas atividades pessoais externas não devemos nos beneficiar indevidamente do nome ou da reputação da M. Dias Branco e suas controladas.

 

 

Fuja de polêmicas – Se você souber de polêmicas envolvendo a M. Dias Branco, informe a Gerência de Comunicação Corporativa. Ela vai tratar o assunto com apoio consultivo e de gestores responsáveis. Nossos colaboradores não devem se envolver em quaisquer discussões sobre a Companhia ou sobre nossos concorrentes.

 

 

 

E-mail corporativo – Utilize seu e-mail pessoal para cadastro nas mídias sociais pois o e-mail corporativo deve ser usado somente nas suas interações profissionais.

 

 

 

 

Pense bem antes de publicar – Sempre avalie os prós e contras de uma publicação, seja foto ou texto, preservando sua imagem pessoal e profissional. Fique atento ao conteúdo e à forma, evitando ser mal interpretado. Lembre-se que as redes sociais podem alcançar muitas pessoas em poucos minutos. Use sua liberdade de expressão com responsabilidade, pois sua imagem pode ser vinculada à Companhia.

 

 

 

Consequências do uso incorreto das mídias sociais – Descumprir as orientações deste guia, do nosso Código de Ética e da nossa Política de Segurança da Informação podem gerar consequências como advertência, suspensão e demissão por justa causa, conforme nossas normas internas e a legislação brasileira, que estabelecem tais penalidades.

Para denúncias, utilize os canais do nosso Código de Ética. Eles disponibilizam acesso gratuito e o anonimato é garantido.

 

Caso tenha dúvida, use o campo abaixo