Blog

29/09/2020 publicado por: Gustavo Tavares

Fitch Afirma Rating ‘AAA(bra)’ da M. Dias Branco; Perspectiva Estável

Fitch Ratings – São Paulo – 28 Sep 2020: A Fitch Ratings afirmou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos (M. Dias Branco). A Perspectiva é Estável.

O rating da M. Dias Branco reflete o sólido perfil de negócios da empresa, que opera com larga escala e diversificado portfólio de produtos na relativamente defensiva indústria de alimentos processados e embalados do Brasil. As marcas reconhecidas e o consolidado sistema de distribuição – composto por médios e pequenos varejistas – proveem claras vantagens competitivas à companhia e apoiam sua posição de destaque na indústria, em que é líder nacional nos seus principais produtos. O rating incorpora a robusta capacidade de geração de caixa operacional da M. Dias Branco em cenários econômicos diversos e de forte pressão de custos ao mesmo tempo em que sustenta saldos relevantes de fluxo de caixa livre (FCF) positivo e métricas de crédito conservadoras. A baixa alavancagem, a forte liquidez e a expectativa da Fitch de que a companhia retornará a uma posição de caixa líquido a partir de 2021 também foram incorporadas na análise.

A Perspectiva Estável reflete a expectativa da Fitch de que a empresa continuará a apresentar crescentes resultados operacionais e recuperação de suas margens, mesmo diante de um ambiente de negócios adverso devido à pandemia de coronavírus. Durante o primeiro semestre de 2020, o volume de vendas da M. Dias Branco apresentou forte crescimento, apoiado na elevada demanda das principais categorias de atuação, o que evidencia a forte resiliência de seus negócios. Os resultados da companhia têm forte potencial de alta, devido à atuação geográfica mais diversificada, à entrada em mais categorias e ao aumento das exportações.

A análise da Fitch incorpora, ainda, que a M. Dias Branco se beneficiará, nos próximos anos, das iniciativas de melhoria da eficiência operacional e de captura de sinergias com a Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê S.A. (Piraquê), em um cenário de maior estabilidade de preço dos grãos.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Tags: