Nossa História

  • 1936

    A história da M. Dias Branco começa com a chegada da família Dias Branco a Fortaleza/Ceará, onde o português Manuel Dias Branco instala a Padaria Imperial.

  • 1940

    Manuel Dias Branco forma uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, justificando a razão social da empresa como M. Dias Branco & Irmãos.

  • 1951

    A empresa se transfere para novas instalações, ainda em Fortaleza, na Rua João Cordeiro, com o nome de Padaria Fortaleza.

  • 1953

    Francisco Ivens de Sá Dias Branco, filho de Manuel, ingressa na sociedade. Neste mesmo ano, começam as atividades da Fábrica Fortaleza como indústria de massas alimentícias.

  • 1962

    A Fábrica Fortaleza, agora com a razão social de M. Dias Branco S/A Comércio e Indústria, moderniza seu parque fabril e amplia sua área de negócios com o lançamento de novos produtos.

    É criado o Fortinho, mascote da Fábrica Fortaleza estampado nas embalagens dos produtos e veiculado na mídia impressa e televisiva.

  • 1972

    A Fábrica Fortaleza se torna a terceira empresa mais importante do país em sua área de atuação e capacidade produtiva, tornando-se líder de mercado nas regiões Norte e Nordeste.

  • 1976

    Começa a construção da nova sede da Fábrica Fortaleza, em um terreno de 600.000 m² na BR 116, Km 18.

  • 1980

    Todas as atividades da empresa são transferidas para a nova sede da Fábrica Fortaleza, na BR 116, km 18, no município de Aquiraz/CE, posteriormente desmembrado no município de Eusébio. Lá são instaladas novas linhas de massas e biscoitos e modernos silos para estocagem de matérias-primas.

  • 1992

    Entra em operação em Fortaleza/CE, o primeiro moinho da M. Dias Branco. Esse empreendimento representa um marco para o mercado de farinha de trigo e seus derivados no país.
    O Moinho Dias Branco tem parte de sua produção destinada ao abastecimento da Fábrica Fortaleza.

  • 2000

    O segundo moinho da M. Dias Branco, o Grande Moinho Potiguar, Inicia suas atividades na cidade de Natal-RN. É um projeto integrado, composto por um moinho de trigo e de uma fábrica de massas.

    No mesmo ano, é assinado o protocolo de intenções de construção do Grande Moinho Aratu, moderno complexo industrial que seria composto por um moinho de trigo, uma fábrica de biscoitos, uma fábrica de massas e um porto privativo.

  • 2002

    Inaugurada em Fortaleza/CE a GME, unidade industrial de produção de Gorduras e Margarinas Especiais, com parte destinada ao abastecimento da própria empresa e outra para venda no mercado, marcando a entrada neste novo segmento.

  • 2003

    A M. Dias Branco adquire a empresa Adria Alimentos do Brasil Ltda., composta pelas indústrias: Adria (São Caetano do Sul/SP), Isabela (Bento Gonçalves/RS), Basilar (Jaboticabal/SP) e Zabet (Lençois Paulistas/SP). Essa aquisição permitiu que a empresa assumisse a liderança nacional, em volume, do mercado de biscoitos e massas.

    Também em 2003, entra em funcionamento o Grande Moinho Aratu, em Salvador/BA, pertencente a um complexo industrial que, além do moinho, conta com um grande centro de distribuição regional dos produtos e um complexo portuário.

  • 2005

    Inicia-se a operação, em Cabedelo/PB, do Grande Moinho Tambaú, como parte de um complexo industrial que inclui uma indústria de massas e um centro de distribuição regional.

  • 2006

    Abertura de capital com início de negociação das ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F BOVESPA) e ingresso no segmento Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa exigido no mercado de capitais brasileiro.

  • 2008

    A M. Dias Branco adquire a Indústria de Alimentos Bomgosto Ltda., sediada em Jaboatão dos Guararapes/PE e conhecida pelas marcas Vitarella e Treloso.

  • 2011

    A empresa adquire a NPAP Alimentos S/A, empresa que há mais de um século fabrica, em Pernambuco, os biscoitos e massas da marca Pilar.

    Em dezembro, é anunciada também a aquisição da Pelágio Participações S/A, que atua no mercado com o nome fantasia Estrela. A empresa, com sede em Maracanaú/CE, produz massas, biscoitos, bolos e snacks.

  • 2012

    Aquisição do Moinho Santa Lúcia, localizado em Aquiraz/Ce. A empresa atua no mercado com as marcas Predilleto e Bonsabor.

  • 2014

    Um moinho é adquirido em Rolândia/PR, ampliando a verticalização de farinha de trigo, e outro começa a ser construído em Bento Gonçalves/RS.

    Em maio, Ivens Dias Branco Júnior assume a Presidência da empresa. Com o novo nome à frente da Companhia, Ivens Dias Branco assume a Presidência do Conselho Administrativo.

  • 2015

    A M. Dias Branco inaugura sua moderna fábrica de torradas no município de Eusébio/CE, lançando-se neste novo segmento com suas diferentes marcas.

    Conclusão das obras e início das operações de moagem do novo moinho construído no Eusébio/Ce, acelerando seu objetivo de integrar o processo produtivo através da produção de 100% do seu principal insumo: farinha de trigo.

  • 2017

    A empresa alcança a maior receita líquida e Ebtida da história em valores absolutos.

    Neste ano, são lançados os produtos Adria Plus Life, linha de alimentos integrais da Companhia, e é feito o arrendamento da área e infraestrutura pública do Porto do Rio de Janeiro/RJ.

  • 2018

    Em maio, a M. Dias Branco conclui a aquisição de 100% das ações da Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê, alinhada ao objetivo de acelerar seu crescimento nas regiões Sul e Sudeste.