Blog

01/08/2019 publicado por: Comunicação Interna

Aterro Zero: unidade Jaboatão zerou o envio de resíduos para aterros sanitários

Desde dezembro de 2016, a unidade Jaboatão dos Guararapes/PE não envia nenhum resíduo do processo produtivo para os aterros sanitários, ou seja, todo o resíduo gerado ao longo das atividades da unidade é enviado para reutilização e reciclagem, com uma destinação adequada para não poluir o meio ambiente.

Todas as ações têm como base a normativa europeia, que estabelece critérios para o tratamento dos resíduos. A prioridade é prevenir ao máximo a produção de resíduos. Reutilizar e reciclar são recomendáveis, bem como o tratamento técnico de rejeitos. Enviar resíduos para aterros sanitários deve ser a última opção!

Para alcançar este importante feito, a equipe de Meio Ambiente, em conjunto com outras áreas da unidade, passaram a implementar ações voltadas para:

  • Diminuição da quantidade de resíduos sólidos gerados;
  • Desenvolvimento de parcerias com fornecedores para recolher ou comprar os resíduos que podem ser usados como matéria-prima em suas indústrias;
  • Redução dos custos no tratamento dos resíduos;
  • Processamento dos resíduos, transformando-os em outros produtos. Exemplo: transformar a varredura em farelo de biscoito para utilização como insumo para ração animal.

Considerando todas as unidades da M. Dias Branco, em 2018, por exemplo, a destinação para aterros reduziu 7,1% em relação ao ano anterior e 24,8% em relação ao ano base (2014).

Tags: