‹ voltar

Projeto Um Toque de Vida é realizado em mais dois estados do Nordeste

Além do Ceará, onde teve início, Rio Grande do Norte e Paraíba também recebem o projeto que promove a musicalidade de jovens carentes por meio de cursos específicos

Os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram escolhidos para receber o Projeto Um Toque de Vida, realizado pela Modo Maior Projetos Culturais com patrocínio exclusivo da M. Dias Branco, feito por intermédio da Lei Rouanet.

As ações do projeto preveem a formação musical e social de crianças e jovens carentes, estudantes de escolas públicas das cidades de Natal (RN) e Cabedelo (PB), localizadas no entorno das fábricas da M. Dias Branco nessas localidades: o Grande Moinho Potiguar (GMP) e o Grande Moinho Tambaú (GMT), respectivamente.

Os jovens da Escola Estadual Josefa Sampaio, em Natal, e da Escola Municipal Damásio França de Macêdo, em Cabedelo, participam gratuitamente de aulas práticas de instrumentos e aulas de teoria musical, totalizando 250 horas/aula que deverão estender-se até o mês de dezembro, quando serão entregues os certificados de musicalização.

Em Natal, são ministradas aulas de teclado e, em Cabedelo, os jovens recebem aulas de percussão e flauta. Mas o projeto vai além da música, ele busca a socialização através dela. A iniciativa busca promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística. O resultado esperado são participantes com maior traquejo social, desenvolvimento da coordenação motora e visão de mundo ampliada.

Ao final do curso, os instrumentos utilizados nas aulas serão doados a instituições sem fins lucrativos localizadas nos municípios onde o projeto está sendo realizado.

Aulas acontecem no Ceará

A primeira edição do Projeto Um Toque de Vida aconteceu em 2013 na cidade do Cedro, no Centro-Sul do estado do Ceará, contando com duas turmas, uma de flauta e outra de violão. Este ano, o Cedro recebeu o projeto mais uma vez, também com uma turma de flauta e outra de violão e a participação de alunos novatos e veteranos. Os certificados serão entregues ainda em 2017.

Ainda no Ceará, o município do Eusébio, onde fica a Fábrica Fortaleza, matriz da M. Dias Branco, também recebeu o projeto na Escola de Ensino Fundamental Mário Sales, contando com a participação de 50 crianças nas aulas de canto coral e flauta doce. Esta edição do projeto também foi patrocinada pela M. Dias Branco através do apoio cultural da Secult-CE, pela lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Crianças do Projeto Um Toque de Vida em Cabedelo (PB)

Conheça o projeto:

http://projetoumtoquedevida.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/projetoumtoquedevida

©2016 M Dias Branco
Todos os direitos reservados