‹ voltar

M. Dias Branco produz relatório de sustentabilidade e código de ética acessíveis a pessoas surdas

Empresa avança no desenvolvimento de programas de inclusão para colaboradores com deficiência

Companhia com ações negociadas na B3 e líder na produção de massas e biscoitos no país, a M. Dias Branco está oferecendo aos seus colaboradores surdos, por meio de canais internos e externos, vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) que resumem o Código de Ética e o Relatório de Sustentabilidade da companhia. Os materiais, que já estavam disponíveis também em PDF, podem ser acessados com facilidade no site da empresa e estão sendo utilizados no treinamento dos profissionais. “Para nós, os vídeos em Libras não apenas garantem que os colaboradores poderão ter a correta compreensão dos conteúdos, mas representam um avanço da companhia nos programas de inclusão desses funcionários”, explica Tiago Timbó, Gerente de Comunicação da M. Dias Branco.

Com 19 marcas, como Adria, Piraquê, Vitarella, Fortaleza e Isabela, a companhia possui 15 unidades industriais, além de 37 filiais comerciais, e tem como desafio treinar profissionais em todo o País. “Além de termos um grande número de colaboradores, eles podem estar alocados em regiões muito distantes entre si, como Fortaleza, onde fica a nossa sede, e Bento Gonçalves, cidade na qual está instalada a fábrica da Isabela. A criação de materiais resumidos em versão multimídia, com áudio, vídeo e linguagem em Libras tem sido apreciada não apenas por pessoas com surdez, mas por todo o quadro de funcionários da companhia, por facilitar a compreensão dos conteúdos que desejamos transmitir”, explica Timbó, ressaltando que 5% dos colaboradores que trabalham na empresa têm algum tipo de deficiência.

Comprometida com as determinações legais de inclusão social e com a efetivação da cidadania, a companhia favorece a inserção de Pessoas com Deficiência (PCD) em seu quadro de colaboradores. “Por meio de parcerias, proporcionamos aos jovens sua primeira experiência profissional, complementando sua capacitação com cursos e treinamentos. Além disso, desenvolvemos ações direcionadas para os PCDs, por meio do Programa Acolher”, complementa a Gerente de Recursos Humanos (RH) Tatiana Bastos.

O Acolher, programa de inclusão implementado na M. Dias Branco pela área de RH, realiza treinamentos, palestras e rodas de conversa para os colaboradores sobre os temas relacionados a inclusão, acessibilidade e diversidade, além de garantir atendimento específico para esses colaboradores pelas áreas de RH, Departamento Pessoal e Medicina do Trabalho. “Acolher bem todas as pessoas é fundamental para a empresa, faz parte da nossa cultura organizacional” finaliza Tatiana.

©2016 M Dias Branco
Todos os direitos reservados