‹ voltar

Descubra se o biscoito é realmente produzido com grãos integrais

Veja como averiguar no rótulo o tipo de grão utilizado, se é integral ou refinado e os demais ingredientes que fazem parte da lista

As gôndolas de supermercados trazem uma variedade tão grande de produtos que os consumidores que fazem questão de buscar uma alimentação equilibrada muitas vezes têm dificuldade de escolher aquilo que realmente estão buscando. Um bom exemplo são os biscoitos doces, salgados e snacks pois, muitas vezes o que parece ser integral, na verdade não é. “Os biscoitos produzidos com grãos integrais são ricos em fibras e nutrientes. Mas é importante ler o rótulo com atenção”, explica a nutricionista Jaqueline Mathias, da Equilibrium, consultoria nutricional da linha Adria Plus Life, que reúne biscoitos doces e salgados, cookies e bits produzidos com grãos 100% integrais.

De acordo com a nutricionista, os grãos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refino, preservando as qualidades nutricionais. “A melhor forma de identificar se um produto é, de fato, integral é lendo a lista de ingredientes. Essa lista é feita em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente está presente em maior quantidade e assim sucessivamente”. Isso significa que o biscoito que traz como primeiro ingrediente da lista farinha de trigo integral, aveia integral ou outro grão integral é realmente integral.

Já se o biscoito tiver como primeiro ingrediente da lista farinha de trigo fortificada, entregará os benefícios de um alimento de farinha refinada enriquecida por ácido fólico. Embora também seja nutritivo, não contém as fibras, vitaminas e minerais nas quantidades encontradas no biscoito produzido com cereal integral. “A tabela nutricional sempre traz informações importantes. Além de checar o primeiro ingrediente, tenha atenção à quantidade de fibras. Um produto fonte de fibras deve oferecer, no mínimo, 2,5g de fibras por porção”, explica a nutricionista.

Jaqueline Mathias destaca que a fibra é um nutriente importante, pois seu consumo adequado ajuda no bom funcionamento do intestino, promove o aumento da saciedade e auxiliando em uma alimentação balanceada. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um adulto saudável deve consumir de 25 a 35g de fibras por dia. No entanto, levantamento da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) aponta que 74% dos brasileiros não atingem essa recomendação”, alerta.

Agora que você já sabe a diferença entre biscoitos integrais e biscoitos produzidos com cereais refinados, confira abaixo o primeiro ingrediente da lista e a quantidade de fibras de três produtos da linha Adria Plus Life:

Biscoito Doce (130g) sabor cacau: o primeiro ingrediente da lista é a farinha de trigo integral. Contém 2,7g de fibra por porção (30g), o que corresponde a 11% das necessidades diárias (dieta padrão de 2.000 kcal), além das vitaminas A, D e E.

Biscoito Integral Salgado Multigrãos (pacote de 26g): o primeiro ingrediente da lista é a farinha de trigo integral. Contém 2,5g de fibra alimentar por porção (26g), o que corresponde a 10% das necessidades diárias (dieta padrão de 2.000 kcal), além das vitaminas A, D e E

Cookies Integrais Granola e Mel (pacote de 40g): o primeiro ingrediente da lista é a aveia integral. Contém 3,5g de fibra alimentar por porção (40g), o que equivale a 14% das necessidades diárias (dieta padrão de 2.000 kcal), além das vitaminas A, D e W.

©2016 M Dias Branco
Todos os direitos reservados