‹ voltar

Colaboradores do GMA realizam mutirão de limpeza do manguezal

O Grande Moinho Aratu (GMA), localizado em São Tomé de Paripe, em Salvador (BA), tem um patrimônio ambiental representado por florestas e manguezais, abrigando uma rica diversidade de espécies da fauna e da flora local. A necessidade de garantir a proteção desses atributos naturais transformou essa região na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía de Todos os Santos.

Com base nas características ambientais do local, o GMA elaborou um Plano de Gestão Ambiental que assegura práticas industriais adequadas. São desenvolvidos programas de controle ambiental da água, do ar, de resíduos e de áreas verdes, além dos programas de incentivo à pesquisa, monitoramento da fauna terrestre, educação ambiental das comunidades circunvizinhas, estudo da vegetação e reflorestamento.

Como um dos exemplos dessas ações, é possível citar o mutirão de limpeza do manguezal, realizado pela unidade neste mês de dezembro em parceria com a comunidade de marisqueiros Tribo da Paz, composta por moradores do bairro de São Tomé de Paripe.

Os marisqueiros foram recepcionados com café da manhã no quiosque da unidade, espaço de lazer disponível tanto para os colaboradores da empresa como para os moradores das comunidades vizinhas. Em seguida, teve início apresentação com o tema de Educação Ambiental ligado à preservação do manguezal. A equipe organizadora e a Comunidade dividiram-se em dois grupos para recolher resíduos do local. Ao final da ação foram recolhidos cento e dez sacos de resíduos, como garrafa pet, de vidro, nylon, isopor, tv, pneu entre outros.

©2016 M Dias Branco
Todos os direitos reservados